04/09/2014 14h42

Alagoas tem cinco estudantes entre os “top one” na Olimpíada do Conhecimento

Vinte e cinco estudantes alagoanos – sendo 23 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dois do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), participam do evento em Minas Gerais

Expominas onde está concentrado todos os participantes que disputam posição de destaque na Olimpíada do Conhecimento
Foram meses de preparação mas,agora, é para valer. Vinte e cinco estudantes alagoanos – sendo 23 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dois do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – participam, desta quarta-feira (3) até sábado (6), da Olimpíada do Conhecimento.
A maior competição de educação profissional do país é realizada pelo Departamento do Senai no Expominas, capital mineira, e reúne também estudantes dos Institutos Federais brasileiros. Alagoas é destaque na olimpíada, com a participação de cinco alunos na categoria “top one”, o que põe o regional entre os cinco melhores do Brasil, conforme o diretor das Unidades Operacionais do Senai-AL Marcelo Carvalho.
Diretor da Unidade Operacionais do Senai/Alagoas, Marcelo Carvalho
As ocupações nas quais os alagoanos estão entre os tops são Tecnologia da Informação (TI), Redes, Gráfica, Panificação e Confeitaria. Marcelo revela, ainda, que as expectativas, nesta edição do evento, são as melhores. “O Senai de Alagoas realizou expressivos investimentos em tecnologia, bem como na aquisição de máquinas e equipamentos para melhor preparar os seus alunos. Além disso, fizemos um treinamento intensivo e trocamos experiências com outros regionais”, ressaltou.
O controle emocional é outro fator importante para obter um bom resultado. Luiz Ferreira, 21 anos, que compete pelo Senai-AL na ocupação Design Gráfico, “fechou” todas as questões no primeiro dia da competição. Ele conseguiu manter a tranquilidade, apesar da pressão. “Quando faltam 30, 20, 15 minutos para acabar, eles passam gritando para avisar, aumentando a pressão. Mas atingimos o nosso objetivo no tempo correto”, revela.
Washyngton Carvalho, destaque na ocupação Soldagem, em nível nacional
Outro alagoano, Washyngton de Carvalho, de 20 anos, que compete na ocupação Soldagem, conseguiu superar o nervosismo. “Quando uma tarefa não dá certo, começa a passar muita coisa na cabeça. Mas sei que tenho de buscar a melhor pontuação para conquistar a medalha, estou centrado e focar nesse objetivo”, afirma.
Inova Senai
Empreendedores apresentaram a ferramenta Inova Sigem, software que possibilita o controle e o acesso as informações de forma eficiente e estratégica.
Paralelamente à Olimpíada do Conhecimento acontece o Inova Senai, uma mostra de processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira desenvolvidos por alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do Senai em todo o país.
O Senai Alagoas participa com o Sigem (Sistema de Gerenciamento da Manutenção), um software que tem como objetivo viabilizar, de forma dinâmica e prática, as intervenções de manutenção, possibilitando o controle e o acesso as informações de forma eficiente e estratégica.
Luiz Ferreira, ocupação design gráfico fora destaque alagoano na Olimpíada do Conhecimento

Deixe o seu comentário