19/11/2012 13h57

Alagoas é o 3° melhor Estado do Brasil na Olimpíada do Conhecimento

Guerreiros serão recepcionados hoje, às 13h50, no Aeroporto Zumbi dos Palmares

Estudante alagoano Darilton de Lima Pinheiro, 22 anos, chamou a atenção de todo o Brasil
Com 13 medalhas e sete certificados de excelência, Alagoas obteve o 3° melhor desempenho entre todos os Estados brasileiros durante a Olimpíada do Conhecimento 2012. A maior competição de educação técnica e profissional das Américas foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em São Paulo, de 14 a 17 últimos, reunindo 650 competidores em 54 ocupações profissionais.
A delegação alagoana contou com a participação de 23 alunos do Senai e duas representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que chegam hoje, às 13h50, ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, de onde seguem para o Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (CFP-GP), no bairro do Poço, onde foi preparada uma recepção para os “guerreiros alagoanos”.
No total, foram quatro medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Os alunos que conquistaram a medalha de ouro são Everton Francisco (Refrigeração); Cresivando Fernandes (Metrologia Dimensional); André Francisco (Instrumentação e Controle de Processo); Rossini Junior (Panificação – pessoa com deficiência).
As pratas foram conquistadas pelos alunos Esterllany Santos (Panificação); Priscila Rodrigues (Confeitaria); Fabrícia Omena (Tecnologia da Informação – pessoa com deficiência) e Emerson Castro (Offset). Trouxeram o bronze para o Estado Mateus Santos (Web design); Anderson Silva (Redes PC); Leonardo Emanoel (Instalação hidráulica); Jessica Marques e Alinéia Souza (Técnico em Enfermagem), estas alunas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Desafio de robô
Outro destaque alagoano na Olimpíada do Conhecimento é Darilton de Lima Pinheiro (foto), de 22 anos. Ele foi o único a vencer o duelo com a participação de um robô em um dos jogos da “Indústria do Futuro”, exposição que integrou a OC. A tarefa era conduzir uma pequena arruela por uma estrutura em forma de zigue-zague – sem encostar na estrutura; o robô estava ali como parâmetro, não para ser batido: ele fazia o circuito sem errar e mais rápido e venceu seis mil concorrentes.
Inova Senai
Paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, foi realizado o Inova Senai, iniciativa que possibilita aos alunos e docentes do Senai demonstrar sua capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e evolução de conhecimentos no campo tecnológico, através de produtos e processos planejados e executados por eles dentro de suas respectivas unidades ou em empresas parceiras.
E Alagoas foi 1° lugar na categoria Processo Inovador, com o Simulador Didático de Soldagem Industrial. A equipe premiada é formada por José Cícero dos Santos, Oalis Schmitz, Marcelo Carvalho e Eduardo Marcondes.

Deixe o seu comentário