20/11/2012 12h48

Delegação Alagoana faz bonito na Olimpíada do Conhecimento e traz 13 medalhas e sete certificados

Evento reuniu 650 competidores em 54 ocupações profissionais

Guerreiros alagoanos foram destaques na Olimpíada do Conhecimento
Eles foram recebidos como heróis nesta segunda-feira (19), no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. E a homenagem foi merecida. Os “guerreiros alagoanos” trouxeram 13 medalhas (quatro ouros, quatro pratas e cinco bronzes) e sete certificados de excelência da Olimpíada do Conhecimento 2012. A maior competição de educação técnica e profissional das Américas foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em São Paulo, de 14 a 17 últimos, reunindo 650 competidores em 54 ocupações profissionais.
O Estado também foi o bicampeão no Inova Senai, categoria Processo Inovador, com o Simulador Didático de Soldagem Industrial. “O resultado atendeu à expectativa e se deve ao trabalho sério que fazemos aqui em Alagoas com total apoio do presidente da Fiea [industrial José Carlos Lyra de Andrade] e da direção-geral do Senai [Marben Loureiro]. Não estamos surpresos [com o resultado], pois corremos sempre atrás do melhor”, disse o diretor de Unidades Operacionais do Senai/AL, Marcelo Carvalho.
Entre os medalhistas, Everton Francisco, que trouxe o ouro na ocupação Mecânica de Refrigeração, estava com grandes expectativas, pois tem chances de representar o Brasil na competição mundial, o Worldskills, que acontece na cidade de Leipzig, Alemanha, em 2013. Para isso, ele participará de treinamentos e terá que atingir o índice mínimo exigido, numa espécie de seletiva. “É uma responsabilidade muito grande porque o Brasil já foi campeão três vezes nesta categoria e agora é a minha vez”, disse.
A jornalista Fabrícia Omena, prata em Tecnologia da Informação, mal conseguia falar. “É uma emoção muito grande, é a primeira vez que participei de uma Olimpíada do Conhecimento e não pensava que conquistaria uma medalha”, afirmou, ao completar que o próximo desafio é trazer para o trabalho, na Casa da Indústria, a experiência adquirida no evento.
MEDALHAS
A delegação alagoana contou com a participação de 23 alunos do Senai e duas representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os alunos que conquistaram a medalha de ouro são Everton Francisco (Refrigeração); Cresivando Fernandes (Metrologia Dimensional); André Francisco (Instrumentação e Controle de Processo); Rossini Junior (Panificação – pessoa com deficiência).
As pratas foram conquistadas pelos alunos Esterllany Santos (Panificação); Priscila Rodrigues (Confeitaria); Fabrícia Omena (Tecnologia da Informação – pessoa com deficiência) e Emerson Castro (Offset). Trouxeram o bronze para o Estado Mateus Santos (Web design); Anderson Silva (Redes PC); Leonardo Emanoel (Instalação hidráulica); Joseildo Miranda (Costura); Jessica Marques e Alinéia Souza (Técnico em Enfermagem), estas alunas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
MULTIMÍDIA

O Núcleo de Tecnologia Multimídia de Alagoas também foi destaque na Olimpíada do Conhecimento 2012. Num trabalho conjunto com o Departamento de São Paulo, Alagoas desenvolveu e administrou o Sistema Informatizado da Competição que engloba uma série de trabalhos antes, durante e após o evento, como: a administração d

Deixe o seu comentário