06/07/2012 10h19

Ibama reconhece benefícios socioeconômicos do Eisa, mas considera inadequado local no Pontal de Coruripe

Comunicado oficial praticamente sepulta o projeto de viabilização do Estaleiro Eisa no Estado de Alagoas

Valdi Junior/VALOR MERCADO *

O Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Não Renováveis (Ibama) encaminou ofício ao Grupo Sinergy explicitando os motivos do parecer contrário à instalação do Estaleiro Eisa no Estado, no Pontal de Coruripe, embora reconheça os benefícios socioeconômicos do empreendimento para Alagoas.

Como o empresário German Efromovich disse ao secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, no Rio de Janeiro, quando saiu o comunicado sobre o veto do Ibama à licença ambiental para a instalação do Estaleiro Eisa, que nenhuma outra área no Estado interessaria, além do local escolhido no Pontal de Coruripe, pode-se infelizmente afirmar que a viabilização do Eisa e a expansão da industrialização no Estado caminham apenas para ficar no plano dos sonhos.

Tal decisão atingiu todos os alagoanos. Contudo, deixou cabisbaixo o secretário Luiz Otávio Gomes que apostou todas “as fichas” no Estaleiro Eisa como novo marco do setor industrial alagoano. Pelo menos, o secretário batalhou, e muito pelo empreendimento, o que não se viu de muitos alagoanos que se usurpam de cargos públicos e não movem uma ‘palha’ em prol dos interesses da população.

Estaleiro Eisa Alagoas, por enquanto, ficou apenas no projeto

 

Leia integra abaixo.

Brasília (05/07/2012) – Foi encaminhado pelo Ibama, no dia 03/07, ao Estaleiro Eisa, Ofício nº 635/2012 sobre o processo de licenciamento ambiental para construção do porto de Coruripe, em Alagoas. No ofício, é informado que, para continuidade do processo, há a necessidade de que sejam apresentadas ao Ibama análise das soluções tecnológicas para implantação do empreendimento nas alternativas locacionais e análise comparativa dos impactos ambientais das alternativas, em atendimento à Resolução Conama 01/86. Também é informado que o instituto está à disposição para esclarecimentos.

No dia 21/06, a análise técnica dos estudos referentes ao licenciamento ambiental do estaleiro EISA, no Pontal de Coruripe, Alagoas, concluiu que o local escolhido pelo empreendedor para instalação do estaleiro era inadequado por questões legais e ambientais, negando a licença prévia em relação ao local de instalação. O Ibama entende que o empreendimento traz benefícios socioeconômicos para o município de Coruripe e para o estado de Alagoas, não sendo contrário à sua instalação no município, mas, sim, à alternativa locacional atualmente proposta nos documentos analisados.

Denominada no estudo de “Alternativa 5A”, mais da metade da área proposta (55,4%) para instalação do empreendimento encontra-se em Área de Preservação Permanente (APP), área de mangue, ecossistema fundamental para inúmeras espécies, inclusive, de valor comercial. A área eleita pelo empreendedor demandaria expressiva supressão de vegetação de mangue, que somente poderia ser autorizada no caso de inexistência de alternativa locacional, conforme o Código Florestal (Lei nº.12.651/2012). As deficiências no estudo de alternativas locacionais apresentado pelo empreendedor afrontam o disposto na Resolução Conama 01/1986. A conclusão técnica foi ratificada institucionalmente.

Entenda o licenciamento do EISA
O processo de licenciamento ambiental do EISA teve início no Ibama em 16/06/2011, após decisão judicial que invalidou o licenciamento estadual e definiu competência do Ibama. Naquele mesmo mês, foi entregue a primeira versão do EIA/RIMA ao Ibama, que solicitou adequações.

Em 08/02/2012, mais de sete meses depois da solicitação, as adequações foram protocoladas no Ibama pelo empreendedor, quando a equipe técnica avaliou que o estudo estava pronto para ser disponibilizado para o público e poderia ser iniciada a análise de viabilidade do empreendimento.

O estudo ficou disponível 45 dias para consulta da população e a Audiência Pública para discussão do empreendimento no município de Coruripe/AL foi realizada em 19/04 deste ano. Participaram cerca de 600 pessoas e, durante quase 4 horas, foram debatidos aspectos positivos e negativos da instalação do estaleiro. O Ibama também recebeu manifestações por escrito e todo o material foi considerado e inserido no processo de licenciamento.

Em 21/06, dois meses após a audiência, o Ibama concluiu a análise técnica de toda a documentação que compõe o processo de licenciamento deste empreendimento. Ressalta-se a celeridade dada à analise do empreendimento pela instituição, que reconhece sua importância estratégica para o país e para o estado de Alagoas.

A análise técnica concluiu pela inadequação legal da alternativa locacional eleita pelo empreendedor (EIA/RIMA), denominada no estudo de “Alternativa 5A”, localizada no centro do distrito de Pontal de Coruripe.

Os documentos que contém a análise (Parecer nº 50/2012 e Despacho nº 12/2012 estão disponíveis no site do Ibama (www.Ibama.gov.br/licenciamento – entre no site, passe o mouse em cima de “consulta”, depois clique em “empreendimentos”; digite o parâmetro da pesquisa e peça para pesquisar; clique em “documentos do processo”).

* Assessoria do Ibama

Deixe o seu comentário