22/03/2012 13h15

Fiea informa que faltam as licenças ambiental e operacional do Ibama para ter início as obras do Eisa

Informação foi dada pela diretoria da Fiea durante inspeção às obras do Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Coruripe

Presidente da Fiea José Carlos Lyra e diretores inspecionam Centro Educacional e Tecnológico em Coruripe

Fiea/Assessoria

Falta apenas o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) liberar as licenças ambiental e operacional para terem início as obras do Estaleiro Eisa Alagoas, projetado para ser construído no município de Coruripe, a 85km de Maceió. Quando isso acontecer, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) já terá qualificado centenas de alagoanos para trabalhar nos canteiros.
Nesta quarta-feira, 21, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, acompanhado de gestores do Sistema Fiea, inspecionou a obra do Centro de Educação Profissional que está sendo erguido pelo Senai, em parceria com a Prefeitura de Coruripe, e deve ser inaugurado em abril. Atualmente, os cursos profissionalizantes estão sendo realizados no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do município.
A ideia inicial é que as aulas sejam transferidas para a nova sede, mas, dependendo da demanda, o antigo prédio pode servir como ponto de apoio para novas turmas. O novo centro foi visitado, também, por um representante do Estaleiro Eisa e quatro técnicos do Ibama nacional, que estavam na cidade fazendo uma análise dos impactos ambientais da empresa naval.
“Esta visita foi muito importante para mostrar que existe, em nosso Estado, um esforço conjunto que envolve o setor produtivo, os governos estadual e municipal para trazer este grande empreendimento”, afirmou José Carlos Lyra. Com boas expectativas – a visita técnica do Ibama foi vista como um bom sinal pelos gestores -, os envolvidos já estão se preparando para o início da implantação da nova indústria.
Desde o ano passado, segundo o diretor de Unidades Operacionais do Senai em Alagoas, Marcelo Carvalho, já foram capacitadas mais de 700 pessoas em Coruripe. Ele destaca que a entidade tem capacidade de atender não somente às necessidades do estaleiro, mas de outras indústrias que já existem ou estão chegando à região, ligadas, principalmente, aos setores sucroalcooleiro e da hotelaria.
Acompanharam o industrial José Carlos Lyra de Andrade na visita o diretor regional do Senai, Marben Loureiro; o 1° secretário da Fiea, Alberto Cabus; o diretor do Centro de Serviços Compartilhados do Sistema Fiea, Carlos Alberto Paes; e o gerente da unidade do Senai em Coruripe, José Júlio.

Deixe o seu comentário