15/07/2013 19h19

Ibama libera a licença prévia ambiental para o estaleiro Eisa em Coruripe

Nova localização proposta para o estaleiro e aprovada pelo Ibama resulta menor interferência em área urbana e redução no volume da dragagem

Projeto do estaleiro Eisa agora deve sair do 'papel'

Rodrigo Santori/Ibama

Brasília – O presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, assinou hoje a Licença Prévia para o Estaleiro EISA, a ser construído no município de Coruripe, em Alagoas. Após realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Ibama constatou que o empreendimento deveria ser realizado em outro local no município para diminuir os impactos na região. Foi sugerido um lugar com menos interferência na atividade extrativista no manguezal, e na atividade pesqueira da região.

Além disso, a nova localização proposta para o estaleiro e aprovada hoje pelo Ibama resultou em menor interferência em área urbana, com menos alterações na paisagem e na redução do volume de dragagem de 3,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos para 770 mil m³.

Houve ainda uma melhoria em relação ao projeto originalmente apresentado no EIA referente a condições mais favoráveis de aproveitamento do espaço disponível para o pátio industrial, com aumento das linhas de produção para grandes embarcações – passam a ser três linhas, ao invés de duas e cria-se mais três linhas de produção específicas, para embarcações militares, embarcações de apoio e embarcações especiais.

Para a viabilidade ambiental do Estaleiro devem ser garantidas as medidas de transporte de sedimentos, além de todas as medidas de impactos socioeconômicos.

Deixe o seu comentário