21/10/2018 13h55

CIN promove encontro internacional de moda para empresas alagoanas

No evento, 25 empresas alagoanas apresentaram suas peças

No evento, 25 empresas alagoanas apresentaram suas peças

Por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN/AL), uma das entidades da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea/AL), empresas alagoanas participaram, na última quarta-feira, 17, do Encontro de Negócios de Moda. Uma prévia do Encontro Internacional de Negócios (ENIN), marcado para o próximo ano, o evento trouxe a Maceió as empresas Micaelis Importacion (Bolívia), Sagrado by Me (Chile), Ocre & Arco (Colômbia), Almeida Ribeiro e Mota Cardoso (Portugal).

Durante 67 reuniões, que ocorreram durante todo o dia, 25 empresas alagoanas apresentaram suas peças e produtos do segmento moda. Os produtos encantaram os compradores estrangeiros. Paula Galleguillos, do Chile, contou que veio ao evento com a mente aberta e se surpreendeu.

“É a primeira vez que venho a Alagoas, ao Brasil, e uma coisa muito agradável é ver que esses não são produtos muito industrializados, são quase artesanais com originalidade e com muito carinho e amor por parte das empresas. Vi produtos que não esperava, com novas ideias e características diferentes”, elogiou.

Exportando há 13 anos, Renata Fontan, da empresa Caleidoscópio, conhece muito do caminho para chegar até o sucesso. “Começamos nas Rodadas de Negócio, participamos de feiras no exterior e hoje o produto está em 17 países. É um aprendizado muito grande. A primeira vez, o primeiro comprador, as observações… O produto passou por muitas adequações. Este ano fomos para uma missão na Colômbia. Eu nunca tinha ido a nenhuma feira na América do Sul. Foi muito bom, com o apoio do CIN e do Sindivest”.

Com o resultado positivo, o CIN inicia a preparação de mais uma rodada de negócios, desta vez para o setor de alimentos e bebidas. A receita é para se internacionalizar é uma só. “Rodadas, ações, formação de preço, são iniciativas que nós, do CIN, realizamos durante o ano para deixar as empresas cada vez mais preparadas para o mercado exterior”, disse a gerente do CIN/AL, Dielze Mello.

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