15/04/2013 8h18

Centro da Moda de Murici recebe máquinas para a Cadeia Produtiva Confecções e Têxtil

Entrega finaliza a segunda etapa de doações do convênio que beneficia o segmento; ao todo 1200 máquinas serão doadas

O governo do Estado realizou, na última sexta-feira

Máquinas de costura são entregues em Murici
a segunda parte da doação de 384 máquinas de costura disponibilizadas essa semana para o empresariado da Cadeia Produtiva Confecções e Têxtil (CPTC) de Alagoas. As 149 máquinas entregues no Centro da Moda Industrial José Carlos Lyra de Andrade, em Murici, derivam do convênio firmado entre a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Sebrae/AL.

O acordo oferta, numa primeira iniciativa, 1.200 máquinas para 20 municípios alagoanos inseridos na CPTC. Além da aquisição do maquinário, esse grupo é também atendido, durante todo o tempo do convênio, através de capacitações, visitas técnicas e missões especializadas.

“O objetivo desse convênio é aquecer o segmento naqueles locais que apresentam tendência para a atividade. Após um minucioso mapeamento, passamos a fazer a distribuição das máquinas. O governo do Estado entende que, se bem desenvolvido, esse setor pode mudar a realidade de milhares de alagoanos”, garantiu o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Durante a solenidade, o secretario adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, agradeceu aos parceiros envolvidos na ação e ressaltou o trabalho conjunto entre o Governo do Estado e a iniciativa privada. “Desde 2007, o Governo trabalha com afinco para estabelecer um cenário favorável ao desenvolvimento do micro e pequeno negócio em Alagoas. Isso é possível porque hoje temos uma relação direta com o setor privado, o que nos auxilia a fornecer melhores condições para os produtores”, enfatizou.
Um das seis empresárias que ocupam o centro de moda de cidade, Márcia Souto, proprietária da loja Menta Limão, confecciona moda feminina e uniformes sociais. Ela recebeu os novos equipamentos com entusiasmo e relatou que eles vão trazer agilidade à produção atual. “Antes eu demoraria o tempo de fazer quatro peças para conseguir uma, porque nós temos que passar pela máquina as quatro vezes, com a máquina que temos hoje. Agora não, já vou poder fazer de uma vez só e ganho tempo e quantidade de sobra”, explica.

Mas o benefício não é só esse e a empresária completa: “Vamos aperfeiçoar muito o nosso trabalho, porque com a máquina antiga algumas questões da costura dependiam muito do trabalho manual que se aplicava à peça. Com as novas, o acabamento é todo feito pela máquina, isso garante que as peças saiam com qualidade e uniformes”, revela.

O superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, declarou que essa iniciativa representava a caminhada para consolidação do Polo de Murici. “Em Alagoas, hoje, vemos com uma grande alternativa investir no micro e pequeno negócio. Polos como o de Murici estabelecem, massivamente, geração de emprego e riquezas. Cada vez mais o Estado será um alavanque dessa pequena iniciativa, e com muito empenho vamos poder trabalhar juntos para transformar essa possibilidade em ações concretas”, finalizou.

A solenidade de entrega contou ainda com a presença do prefeito de Murici, Remi Calheiros, do deputado federal, Renan filho; do presidente da Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra; do presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest/Al), Francisco Acioli; entre outras autoridades.

 

Deixe o seu comentário