03/10/2013 11h48

Alagoas Geográfico deve integrar sistema nacional de dados espaciais

Diretor de Geoprocessamento participou de treinamento em Aracaju-SE

Mapa Geográfico de Alagoas

Rafael Maynart

Nesta quarta-feira (2), o diretor de Geoprocessamento da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Robson Brandão, participou de um treinamento em Aracaju-SE, para que seja feita a adesão do Alagoas Geográfico na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento foi promovido pela Comissão Nacional de Cartografia em parceria com o Ministério do Planejamento e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com diretor, o objetivo do treinamento é apresentar os conceitos da INDE e o uso prático dos serviços de disponibilização da geoinformação através da WEB em padrões interoperáveis. “Aderir ao INDE é importante para a ampliação de dados e estudos geográficos, não só para Alagoas, mas também para o Brasil”, disse.

A INDE tem o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileiro, produtoras e mantenedoras desse tipo de dado, de maneira que possam ser facilmente localizados, explorados e acessados para os mais diversos usos, por qualquer cliente que tenha acesso à Internet. Os dados geoespaciais serão catalogados através dos seus respectivos metadados, publicados pelos produtores/mantenedores desses dados.

Alagoas Geográfico

Com mais de um ano, o portal Alagoas Geográfico é uma iniciativa da Seplande, tendo por objetivo compartilhar, disseminar e estimular o uso e a reutilização de bases de dados geográficos e estatísticas entre os órgãos e entidades da administração pública e sociedade civil.

TAGS:

Deixe o seu comentário