Maurício Gonçalves
À frente da comitiva fashion, a coordenadora de estilo da franquia, Lanza Mazza, é um dos nomes de destaque na vanguarda da moda brasileira. Com formação em desenho industrial e estudos de moda em Nova York e na Itália, a estilista ficou encantada quando percebeu a riqueza do filé, além de outros bordados, rendas e acessórios artesanais. “O trabalho é encantador e realmente tem tudo a ver com o Cantão, vai ser ótimo visitar Alagoas e desenvolver com a minha equipe peças para a nossa coleção”, exalta Lanza.
A Secretária de Turismo, Cláudia Pessoa, logo percebeu a oportunidade de geração de renda para as comunidades artesãs e “estendeu o tapete vermelho” para receber as estilistas com a hospitalidade alagoana. “Poder oportunizar a produção local da renda filé para fazer parte da coleção de uma marca nacional forte e conhecida fora do Brasil como o Cantão nos deixa muito felizes porque, por trás dessa produção, existe a inserção social e a responsabilidade pelo design e pela qualidade dos produtos, num mercado que é cada vez mais exigente”, afirma a secretária.
A Unidade de Turismo, Artesanato e Cultura (Utac) do Sebrae Alagoas colabora com a visita guiada, articulando a exposição dos produtos e reuniões de negócios com associações e cooperativas. A gerente da Utac, Vanessa Fagá Rocha, destaca que “esta procura do Cantão é uma resposta do mercado, um reconhecimento da beleza do nosso artesanato”, mas sobretudo “é uma forma de fortalecer a associação dessas artesãs porque sozinhas elas não alcançariam um mercado desse”.
O foco de atenção maior é o bordado filé, com sua variedade de pontos, tramas e cores, alinhavados com beleza e harmonia, do jeito que a grife carioca procura. A comitiva, que também é composta pelas estilistas Georgia Buckley e Fernanda Motta, também vive a expectativa de conhecer outras produções do rico artesanato alagoano, incluindo até materiais como couro, palha de ouricuri e outros.
Fernanda atua com tecido e malha. “A minha linha é o tecido plano, como o voal de algodão que pode ser beneficado com bordado de máquina, que fica até mais barato, só que a aplicação de renda é muito mais bela”. A estilista sênior explica que a grife apresenta um produto dia, mais casual, alegre, colorido e tem tudo a ver com o artesanato alagoano. “Em Maceió, eu quero ver muita cor, Cantão é cor, vamos misturar o bordado, a renda, uma coisa que lembra o interior, o simples, e colocar algo mais urbano, contemporâneo, com uma pegada moderna, elegante”.
Responsável pela linha de acessórios e calçados da franquia, Georgia fala da pesquisa em Maceió como algo novo, bem diferenciado do que já foi feito. “Estamos indo em busca de um trabalho artesanal único, a expectativa é muito boa porque vamos conversar com a bordadeira, pretendo ver de perto a selaria, o couro, vamos fazer esse trabalho direto com os artesãos, estou doida para ver a manufatura disso”.
Para Georgia, o artesanato alagoano casa com a “moda de viver bem” da marca. No trabalho com bolsas, calçados e acessórios, “a gente foca no Folk, no artesanal, com peças que combinam muito com a estamparia característica do Cantão. É o estilo de ser uma mulher descontraída, folk, com bordados, artesanato, mas com o foco na modernidade, na sofisticação”.
Com uma rede de 50 lojas exclusivas, vendida em mais de mil multimarcas no Brasil e em países de quatro continentes, a marca pode se tornar uma vitrine e tanto da cultura e turismo alagoanos. A parceria do Cantão com o filé e as comunidades artesãs tem tudo para se basear no tripé da sustentabilidade, com desenvolvimento econômico, preservação do meio ambiente e inclusão social.