18/08/2015 14h21

Aluno do Senai Alagoas é o 2º melhor profissional de construção do mundo

Estudante arapiraquense Weverton Silva, de 21 anos, acaba de conquistar a medalha de prata na Worldskills 2015 Ele entrou na sala de aula do Senai Alagoas e se tornou um dos melhores do mundo na sua profissão. O estudante arapiraquense Weverton Silva, de 21 anos, acaba de conquistar a medalha de prata na Worldskills 2015, [...]

Estudante arapiraquense Weverton Silva, de 21 anos, acaba de conquistar a medalha de prata na Worldskills 2015
Ele entrou na sala de aula do Senai Alagoas e se tornou um dos melhores do mundo na sua profissão. O estudante arapiraquense Weverton Silva, de 21 anos, acaba de conquistar a medalha de prata na Worldskills 2015, a maior competição de educação profissional do planeta.
A cerimônia de encerramento aconteceu na noite desse domingo, 16, durante uma solenidade que reuniu dezenas de culturas e povos no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Chamado ao palco do evento pelo apresentador Otaviano Costa, mestre de cerimônias (ao lado da apresentadora Didi Wagner), Weverton foi só vibração ao ser anunciado como o segundo colocado na ocupação ‘Construção em Alvenaria’. “Foram dois anos de treinamento e o resultado foi definido em apenas quatro dias. Estou muito feliz por ser o segundo melhor do mundo na minha profissão. A sensação é de dever cumprido”, afirmou.
Destacando que o resultado abre as portas do mercado de trabalho e que já tem convites para lecionar, o aluno do Senai Alagoas anuncia que não vai parar de estudar. “Vou fazer faculdade de Engenharia Civil”, planeja o jovem, que é um dos 27 medalhistas do time brasileiro no mundial de profissões, cujas provas foram realizadas de 12 a 15 últimos, no Anhembi, capital paulista.
A 43ª edição da WorldSkills Competition teve 1.189 Competidores de 59 países , com provas em áreas como Artes Criativas e Moda, Construção e Tecnologia de Construção, Produção e Tecnologia de Engenharia, Serviços Sociais e Pessoais, Tecnologia da Informação e Comunicação e Transporte e Logística, entre outras.
O competidor alagoano Weverton Silva participou de uma competição histórica para a educação profissional brasileira, que bateu um recorde ao conquistar 27 medalhas. Foram 11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 18 certificados de excelência. No ranking de pontos totais, o time brasileiro ficou no lugar mais alto do pódio.
Este é o melhor desempenho do Brasil desde que começou a participar da competição, em 1983. Este ranking soma a pontuação que os competidores de cada delegação obtiveram nos desafios.
A ocupação Construção em Alvenaria contou com uma prova inédita: os Competidores tiveram oito horas para erguer um muro de alvenaria no formato de uma camisa de time de futebol.
Unidade Alagoas é referência nacional
No âmbito de Alagoas, conforme o diretor das Unidades Operacionais do Departamento Regional, Marcelo Carvalho, que acompanhou a competição em São Paulo, o excelente desempenho dos estudantes alagoanos é fruto de investimentos na modernização das unidades de ensino do Senai e de um trabalho pedagógico competente. “Nosso Estado é, hoje, uma referência em todo o País. E os resultados conquistados pelos nossos alunos, sejam nas competições nacionais ou internacionais, são um atestado disso”, orgulha-se.
Além da medalha de prata de Weverton Silva, o Estado contribuiu para outra vitória do time brasileiro. Treinado por Marcelo Strehl, do Núcleo de Tecnologia Multimídia do Senai Alagoas, o estudante Giovanni Kenji Shiroma, do Senai de São Paulo, conquistou o ouro na ocupação ‘Web Design’.
O industrial Wander Lobo, que é um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), representou o presidente da entidade, José Carlos Lyra de Andrade, na cerimônia de encerramento da Worldskills 2015. A próxima edição do evento será em 2017, em Abu Dhabi.
OQUE É A WORDSKILLS
Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Nas provas, os competidores precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia na indústria ou no setor de serviços.
Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais. Os mais bem colocados em cada uma das ocupações recebem medalhas de ouro, prata e bronze. Conheça os 56 integrantes da delegação brasileira na edição 2015 da disputa.

Deixe o seu comentário