09/04/2015 13h21

Senai Alagoas leciona 32 projetos para competição regional do Projetos Integrados

Projeto é uma iniciativa da direção nacional da entidade da indústria

O Senai/AL selecionou 32 projetos para a competição regional do Projetos Integradores, uma iniciativa da direção nacional da entidade da indústria. A competição acontece entre alunos de cursos técnicos de todo o Brasil, e tem como objetivo despertar o espírito empreendedor do aluno, estimulando sua capacidade técnica, tanto para a resolução de problemas, quanto para elaboração de projetos que possam melhorar a qualidade de vida da sociedade e contribuir para o meio ambiente.
Dos projetos selecionados em Alagoas, 17 foram do EBEP Maceió, 03 do EBEP Marechal Deodoro, 08 do EBEP  Atalaia, 02 do CFP Gustavo Paiva e 02 projetos do CEP Napoleão Barbosa. Para a Gerente Executiva de Educação do Senai Alagoas, professora Nívia Maria de Andrade, foi gratificante ouvir o depoimento dos avaliadores externos durante a apresentação dos pitches. “Estar na ma nhã de hoje com todos vocês como avaliadores, ouvindo seus depoimentos e tantos elogios aos nossos alunos é saber que o nosso trabalho está no caminho certo. Queremos fazer do Desafio Senai de Projetos Integradores um modelo revolucionário de educação, motivando cada vez mais nossos alunos a crescerem e evoluírem, levando junto o Senai, Alagoas e o Brasil”, disse ela.
No mês passado, foram apresentados 71 pitches das escolas participantes do Desafio Senai de Projetos Integradores.  O pitch é uma apresentação sumária, de um a cinco minutos, com objetivo de conquistar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) para seu negócio. É uma ferramenta essencial para empreendedores conseguirem investimento.
Durante as apresentações os avaliadores tiveram que pontuar os quesitos destinados a: aplicabilidade, caráter inovador, integração dos cursos, escolha do desafio dentro do contexto da problemática e a apresentação de cada candidato.
Segundo o avaliador Thiago Ávila, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Alagoas (Seplande),  “foi uma grande experiência fazer parte desse Desafio, e poder contribuir durante a fase de avaliação. A inovação aberta é um método bastante envolvente e eficaz, mesmo sendo necessário um grande esforço de todos os gestores do projeto”.
O professor universitário Toni Oliveira relembrou a importância da preparação de jovens para o mercado de trabalho. “Precisamos educar nossos jovens para a mentalidade resolutiva de situações reais, dentro do ambiente de negócios e na comunidade. Parabéns ao Senai Alagoas por acreditar no potencial dos jovens e empreendedores”, disse o professor.
Do mesmo modo, o professor Adilson Santos, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), parabenizou a coordenação do projeto, destacando a boa desenvoltura dos jovens participantes. “Parabéns a todos que estão neste fascinante trabalho de transformar vidas humanas. A missão é nobre”, elogiou Adilson.
A coordenadora do Núcleo de Startups de Alagoas, Áurea Andrade, também revelou sua admiração com a desenvoltura e espírito empreendedor dos jovens. “O Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está muito honrado em poder fazer parte da história desses jovens”, declarou ela.
O coordenador Nacional dos Cursos de Redes e professor da Faculdade Estácio, Francisco Abud, destacou a importância da atividade atribuída aos jovens. “Esses jovens serão responsáveis pela mudança que queremos para Alagoas. Estou muito feliz e me coloco como mentor para poder contribuir de forma direta no desenvolvimento e implantação dessas ideias”, afirmou.

Deixe o seu comentário