27/03/2013 7h58

Senai Alagoas abre 360 vagas para cursos gratuitos

Equipe estará na tenda montada no Centro de Treinamento (Cenfor) do Cepa

Senai Alagoas abre as portas para os jovens
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibiliza, nos meses de maio e junho, 360 vagas para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltadas para alunos do ensino médio da rede pública estadual.
Entre os dias 2 e 14 de abril, uma equipe estará na tenda montada no Centro de Treinamento (Cenfor) do Cepa, atendendo das 9h às 17h, com o objetivo de divulgar os cursos e fazer as inscrições dos candidatos.
As áreas de qualificação disponíveis são as de alimentos, artes gráficas, automotiva, construção civil, eletricidade, eletrônica, gestão, polímeros, informática, instrumentação, metalmecânica, madeira e mobiliário, refrigeração, solda/caldeiraria, têxtil e vestuário, segurança, logística.
Renda maior – Estudo realizado com profissionais formados no Senai mostra que, um ano depois de obterem o diploma, os trabalhadores de nível técnico conseguem aumentar sua renda em 24%. O levantamento – feito pela própria instituição entre 2010 e 2012 – acompanhou metade das quase 40 mil pessoas que terminaram os cursos em 2010 com o objetivo de analisar os impactos da educação profissional na sua empregabilidade.
A pesquisa aponta ainda que 72% dos ex-alunos dos cursos técnicos conseguem trabalho no primeiro ano depois da formatura e têm renda média de 2,6 salários mínimos, o que, na época do estudo equivalia a R$ 1,6 mil. Além disso, 73% estão ocupados em atividades relacionadas à área de formação. A renda média desses profissionais é 19% maior do que a os ocupados em outras áreas.
“Os resultados reforçam a ideia de que o ensino técnico pode, sim, ser uma escolha para os jovens brasileiros”, afirma o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.  Ele lembra que hoje apenas 17,6% dos jovens de 18 a 24 anos seguem para a universidade. Um contingente de 5,3 milhões não trabalham e nem estudam – e formam o que demógrafos chamam de “geração nem nem”.
A pesquisa também consultou as empresas onde os ex-alunos do SENAI estão empregados. Quarenta e dois por cento dos supervisores entrevistados consideram esses trabalhadores superiores aos demais empregados. Além disso, 94% das empresas contatadas preferem contratar profissionais formados na instituição. A cada ano, o Senai oferece cerca de 150 mil vagas em cursos técnicos. Neste ano, a instituição deve abrir mais 83 mil vagas gratuitas somente dentro do Pronatec.

Deixe o seu comentário