05/11/2013 14h13

Senai encerra com chave de ouro mais uma edição do Proleite

63ª Expoagro, que chega a sua 16ª edição, já está consolidado

Produtores rurais participam de debates acerca de novas tecnologias no campo
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) promoveu, nos dias 30 e 31 de outubro, mais uma edição do Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite). O evento aconteceu durante a 63ª Expoagro, no Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Pecuária), em Maceió.

O Proleite é um dos espaços mais importantes de discussão sobre tecnologia, manejo e políticas públicas para o setor produtivo do leite em Alagoas. O objetivo é fornecer informações para auxiliar e aumentar a eficiência de laticinistas, produtores rurais, estudantes e profissionais da área.
Na manhã da quarta-feira (30) ocorreu a abertura oficial do evento. A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, dentre elas representantes de instituições publicas e privadas parceiras do segmento leiteiro. “Um evento que chega a sua 16ª edição já está consolidado.
O Proleite é muito esperado por produtores e laticinistas, pelo conhecimento que é transmitido através das palestras com temas sempre e que acrescentam bastante ao público participante. Além do congraçamento entre os setores parceiros do setor produtivo local”, destacou o Diretor Regional do Senai/AL, que representou o presidente de Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, na oportunidade.
O primeiro dia do evento foi considerado o “Dia do Produtor” e teve em sua programação palestras que abordaram temas como as estratégias para o sucesso na produção de leite. Já o segundo dia, 31, chamado de “Dia do Laticinista”, trouxe ao público participante vários temas ligados à indústria de laticínios e debates a respeito da competitividade da cadeia produtiva. Os palestrantes vieram de empresas de consultorias agrícolas de várias partes do Brasil, bem como de entidades que atuam no setor, como a Embrapa e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
Concurso de Produtos Lácteos - No final do  primeiro dia,ocorreu o julgamento do 9° Concurso de Produtos Lácteos. Participaram 16 laticínios de todo o Estado, dos quais 14 foram premiados. O resultado do concurso e a premiação aconteceram na sexta-feira, 1º de novembro. Este ano foram 132 produtos inscritos e 18 categorias premiadas – com medalhas de ouro, prata e bronze – e o iogurte desnatado com polpa de morango do laticínio Murici teve o maior nível de excelência entre todos os produtos participantes, na avaliação dos jurados, e foi eleito o “Produto do Ano”. Confira a lista completa dos premiados no Concurso Produtos Lácteos 2013 no site do Senai/AL: www.al.senai.br
Praça do Leite - O evento contou, ainda, com a Praça do Leite, onde os laticinistas expuseram aos visitantes os seus produtos. No local também foi instalado um stand do Senai/AL. No espaço os  alunos do curso de Panificação e Confeitaria – que participarão da Olimpíada do Conhecimento – demonstraram as suas habilidades.

Deixe o seu comentário