Alagoas vem ocupando uma posição de destaque nacional quando o assunto é Transformação Digital, é o que aponta a pesquisa Tendências na Transformação Digital em Governos Estaduais e no Distrito Federal do Brasil. Desenvolvida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a publicação traça um diagnóstico sobre o tema nas entidades federativas, com foco nos avanços relacionados à prestação de serviços públicos. Para conferir, basta clicar aqui.
Realizado em parceria com o Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF (GTD.GOV), que é vinculado ao Consad e à Abep-TIC, o estudo afirma que o Estado de Alagoas é um dos seis que se colocam à frente de agendas como o fomento de estratégias e governança digital, ficando ao lado do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A pesquisa mostra que 60% dos entes federativos não possuem uma mobilização nesse sentido.
Além disso, o levantamento também aponta que Alagoas já tem feito uso de novas tecnologias para isso, destacando-se, principalmente, pela utilização de inteligência artificial (IA) em soluções voltadas para processos internos ou de atendimento ao cidadão. Segundo o documento, apenas 27% dos estados estão em conformidade com esse aspecto.
“A implementação da TD é uma agenda prioritária nossa, temos um conjunto de medidas adotadas nesse contexto para que o Estado esteja cada vez mais moderno, célere e com real capacidade de atender às principais demandas sociais. É parte de um movimento que vem ganhando corpo e que tem transformado o fazer gestão pública em Alagoas”, pontua o secretário Fabrício Marques Santos, titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado (Seplag).
A pesquisa Capacidades para a Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital, desta vez desenvolvida pelo GTD.GOV, é outra que também coloca Alagoas em evidência na temática. Por meio do estudo, é possível perceber que o estado, ao lado apenas da Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, já têm a Transformação Digital como prática na administração pública, ou seja, em estado avançado de consolidação.
Coordenado pela Seplag em parceria com diversos órgãos e secretarias do Executivo, o processo de Transformação Digital dos serviços públicos em Alagoas tem sido um dos focos do governo e conseguido reforço com iniciativas que visam sobretudo à facilitação das entregas aos cidadãos.
Um dos frutos dessa mobilização, por exemplo, foi o Alagoas Digital, plataforma que visa reunir, em um só ambiente, todos os serviços digitais prestados pelo Governo de Alagoas. Além dele, o Estado já tem feito uso de ferramentas como a Jaque, atendente virtual do Já! e que também foi amplamente utilizada pela Saúde no início da pandemia de Covid-19, e a Nise, chatbot da Secretaria da Fazenda.
“Para nós, é um orgulho ocupar esse espaço de reconhecimento em uma frente que tem sido tão necessária e pela qual temos dialogado muito, buscando implementar com assertividade e inclusão no Estado. Nosso foco não é outro senão facilitar o acesso das pessoas aos serviços prestados pelo governo e não há mais como fazê-lo sem alinhar essa demanda à inovação, à Transformação Digital”, complementa Fabrício Marques.