23/07/2012 10h12

Eletrobras leva consciência ambiental às escolas

Alunos obtêm conhecimento sobre eficiência energética e uso seguro de energia elétrica

Caminhão escola do Luz do Saber vai até aos estudantes
A estudante Tatiane Santos, de 14 anos, não desviava os olhos da apresentação feita pelo orientador do Projeto Luz do Saber, na Escola Estadual Guedes Nogueira, localizada em Maceió, no bairro de Chã do Bebedouro. Recheado de informações interessantes, a Eletrobras Distribuição Alagoas levou o Projeto aos alunos e professores, com o objetivo de passar conhecimentos sobre eficiência energética e uso seguro de energia elétrica, de maneira lúdica e interativa.

Utilizando o método de ensino em que o aluno pode aprender vivenciando na prática o que foi ensinado na teoria, o Luz do Saber proporciona momentos de descontração, sem perder de vista a aprendizagem. Equipado com televisão, som e todos os recursos de áudio e vídeo indispensáveis para uma aula dinâmica, é no caminhão escola do Luz do Saber que estudantes e professores descobrem juntos as curiosidades sobre a energia elétrica.

“Eu não sabia que uma casa consumia tanta energia”, fala admirada, a estudante Tatiane. Ela percebeu isso observando a maquete de uma casa, montada dentro do caminhão que simula quanto consome cada equipamento eletrônico utilizado em uma residência. Geladeira, ar condicionado e chuveiro elétrico são os que mais fazem a conta de luz crescer, mas a mudança de hábito pode reduzir consideravelmente a fatura da energia.

“Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo; não deixar o ar condicionado ligado em ambientes com portas abertas e não deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa. Essas são algumas das boas práticas para utilizar energia de forma consciente e sem agredir o meio ambiente”. É o que explica o engenheiro eletricista, Edmilson de Lima Santos, gerente do Projeto Luz do Saber.

O caminhão foi montado com 36 lugares, capacidade máxima para cada apresentação. Desde que foi lançado, no mês passado, o Projeto já levou conhecimento a quase duas mil pessoas, entre estudantes e professores da rede pública de ensino estadual. A professora de educação física Kátia Neves foi uma delas e já sentiu que o Projeto tem uma missão importante para o aprendizado do aluno. “Quando a gente tem a possibilidade de unir a teoria e a prática, como a Eletrobras vem proporcionando, é muito bom. As escolas não têm muitos laboratórios e com esses experimentos tudo fica mais fácil para aprender”, disse a professora.

São aproximadamente 10 equipamentos que fazem com que os alunos conheçam na prática diversas formas de energia. Um mede a energia do corpo, outro transforma a energia mecânica em elétrica, assim faz funcionar uma televisão, já outro usa essa energia para fazer rodar um ventilador e tudo chama muita atenção dos alunos.

As aulas são sempre interativas e dinâmicas levando os estudantes a raciocinar e aprender que existe a necessidade de utilizar energia com eficiência, sem perder o conforto. Aluno e professor também visualizam por meio de experimento os materiais não condutores de energia, como a madeira e a borracha, e os que conduzem energia, como o alumínio e outros metais. Essas informações ajudam a prevenir acidentes domésticos com a energia elétrica.

“Eu assistia muita televisão, deixava ligada e saia pra tomar banho. Agora não vou mais fazer isso”. A declaração é da estudante Juliana da Silva, da Escola Guedes Nogueira. “Estamos conseguindo atingir o objetivo do Projeto já nos primeiros dias de atuação. Nossa intenção é formar jovens mais conscientes no que diz respeito ao uso seguro e eficiente da energia elétrica”, reforça Marcelo Ximenes, gerente da Assessoria de Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Alagoas.

Alunos recebem folhetos educativos sobre meio ambiente

‘Quem se preocupa com o meio ambiente e com o planeta em que vivemos sabe que precisamos cuidar do lixo’. A frase é o mote do folheto ‘Ideias para o Futuro’, produzido pelo Projeto Energia+, executado nas seis distribuidoras da Eletrobras, e distribuída pelo Projeto Luz do Saber nas escolas visitadas em Alagoas. O folheto ensina como tratar o lixo seco e impedir que ele vá parar na natureza.

No folheto, o conteúdo apresenta o que é lixo, os problemas causados pelos resíduos sólidos e os conceitos importantes de coleta seletiva, reciclagem e reutilização. Ele possui também um guia de materiais recicláveis e não recicláveis e no final, ainda dá a chance de fixar as informações absorvidas, por meio de exercícios criativos e dinâmicos.

A entrega do folheto faz parte de uma ação maior do Projeto Energia+, que é composta de palestras para alunos e professores da rede pública de ensino, sobre eficiência energética, meio ambiente e cidadania. Em Alagoas, além dos 20 mil folhetos destinadas aos estudantes, estão sendo distribuídos 1.500 cartazes para as escolas e 1.500 livros para os professores, com sugestões de planos de aula e oficinas para trabalhar com a reciclagem com os alunos da primeira  à nona séries. São sugeridos o reaproveitamento de resíduos para a fabricação de bijuterias, pufes, poltronas, brinquedos e outros materiais de utilidade para crianças e adultos.

O material foi produzido pelo Projeto Energia+, com a finalidade de disseminar e plantar uma sementinha de consciência sobre a importância da coleta seletiva dos resíduos sólidos e de sua reciclagem para todos (homem e planeta).

“Esperamos formar uma consciência para a importância da separação do lixo e sua reciclagem ou reutilização, diminuindo assim, a quantidade de resíduos sólidos nas ruas, córregos e bueiros, que impedem o escoamento das águas pluviais e que favorecem as enchentes, por exemplo, além de diminuir o consumo de energia elétrica para a fabricação desses materiais”, explica Rosalie Koller, coordenadora de Comunicação Social do Projeto Energia+.

TAGS:

Deixe o seu comentário