14/03/2013 14h20

Codevasf autoriza projetos para perímetros irrigados no sertão

Documento autorizando liberação de recursos para projetos fora assinado na inauguração do Canal do Sertão

Canal do Sertão vai ajudar no desenvolvimento da agricultura irrigada

 

Na presença da presidenta Dilma Rousseff, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, autorizaram na última nesta terça-feira  a elaboração dos projetos executivos dos futuros perímetros irrigados de Delmiro Gouveia e Pariconha, em Alagoas. Os documentos foram assinados na cerimônia de inauguração dos primeiros 65 km do Canal do Sertão Alagoano, no povoado de Alto dos Coelhos, em Água Branca (AL), com o governador Teotônio Vilela Filho.
“Há um histórico de estudos para a implantação destes perímetros, realizados pelo Governo de Alagoas e por outras instituições. A Codevasf realizou o estudo de viabilidade do aproveitamento dos recursos hídricos do canal e agora contrata os projetos executivos dos perímetros. Com os projetos em mãos, licitaremos as obras”, explica Elmo Vaz.
Os perímetros serão abastecidos com água do canal, originária do rio São Francisco, e viabilizarão a agricultura e a pecuária nas localidades. O perímetro de Delmiro Gouveia abrangerá uma área de 6,2 mil hectares no município de mesmo nome. O de Pariconha alcançará outros 6,5 mil hectares nos municípios de Pariconha, Água Branca e Delmiro Gouveia. Serão investidos R$ 5,1 milhões na elaboração dos projetos executivos, assegurados pelo programa Mais Irrigação, que conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Atualmente a Companhia opera 36 perímetros irrigados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Piauí, dez dos quais mantidos em convênio com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Em 2012, eles alcançaram juntos uma área de mais de 101 mil hectares e produziram 2,9 milhões de toneladas de alimentos. Dados de 2011 indicam que os perímetros geram 88 mil empregos diretos e 132 mil empregos indiretos.

TAGS:

Deixe o seu comentário