29/02/2012 9h12

Sistema de irrigação começa a funcionar em Pindorama

Projeto de irrigação vai levar água par os produtores das aldeias Piaui, Palmeira Alta, Santa Cândida e Prosperidade

Klécio Santos acompanha a instalação da tubulação

Depois de 14 anos de persistência, a Cooperativa Pindorama sente os benefícios da implantação do sistema de irrigação público na região. A comunidade da Aldeia Flamengo já trabalha com área irrigada. O projeto, que segue sendo implantado pela própria cooperativa, vai levar água para os produtores das aldeias Piauí, Palmeira Alta, Santa Cândida e Prosperidade, comunidades do Povoado de Pindorama, município de Coruripe.

Iniciado em 1997, o projeto de construção de 36 km de adutora visava beneficiar cerca de oito mil pessoas entre os  municípios de Coruripe e Penedo. Porém, quando foi concluído, no ano 2000, não tinha condição nenhuma de funcionamento. A falta de equipamentos e uma tubulação inapropriada e de péssima qualidade impediu que o projeto avançasse.

O cenário mudou quando a diretoria da Cooperativa Pindorama decidiu que o funcionamento da adutora seria essencial para o desenvolvimento da comunidade e crescimento da unidade agrícola. Então, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, teve a árdua missão de convencer ao governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que a recuperação do sistema era viável.

Através de recursos do governo estadual, Codevasf e Ministério da Integração, foram adquiridos, no final do ano passado, 36 km de canos de PVC para irrigação, investimento de mais de R$ 3 milhões. “Realizamos várias tentativas frustradas para por em funcionamento esse sistema, porém vimos que só com o apoio desses parceiros conseguiríamos o pleno funcionamento da irrigação. Hoje concretizamos um sonho que vai melhorar muito a nossa produção e a qualidade de vida dos nossos colonos”, frisou Klécio Santos.

Quando concluída a instalação, cerca de 300 colonos serão beneficiados diretamente e ainda um quarto dos cooperados de toda Pindorama.

Deixe o seu comentário