15/10/2013 11h57

Na safra 2013/2014, irrigação promove melhorias na moagem da Pindorama

Expectativa da unidade é esmagar 800 mil toneladas de cana-de-açúcar

Irrigação melhora a produção de cana-de-açúcar

Com o andamento da safra 2013/2014 de cana-de-açúcar, a Cooperativa Pindorama aposta na irrigação para melhorar o desempenho da moagem de sua usina, em Coruripe. Técnicas como carretel de irrigação e irrigação por gotejo fizeram parte do planejamento da diretoria para que o período mantenha ou supere a safra anterior.

Iniciada a moagem no dia 20 de setembro, a usina já esmagou cerca de 70 mil toneladas de cana até a semana passada. Até março, com fim do período, a expectativa é atingir o número de 800 mil toneladas esmagadas.

Com os problemas de estiagem que perduram no setor nos últimos dois anos, o investimento em irrigação tornou-se palavra de ordem dos diretores e gestores da Cooperativa Pindorama. Mesmo com todos os percalços que caracterizam um momento de cautela, foi a partir da compra de máquinas e técnicas para potencializar a hidratação no plantio que atenuaram a situação.

No planejamento, foram empregadas duas técnicas. A irrigação por gotejo, que abrange duas áreas correspondentes a cerca de 80 hectares, e a compra de carretéis de irrigação, cujo equipamento bombeia a água que contém uma fórmula enriquecida em vinhaça para melhorar o desempenho do solo. Cada carretel tem o custo de R$ 80 mil e são utilizados em uma área de 2.000 hectares.

“Quando se tem irrigação, tem segurança. Ela é a garantia de retorno dos investimentos. Graças a ela, fizemos crescer uma área pouco fértil de 1.000 hectares na cooperativa. Mesmo com a seca, ela estabelece sustentabilidade no campo”, avalia o gerente de irrigação da Pindorama, Daniel Gomez.

Desde 2012 alguns investimentos no setor foram realizados, como a construção de 36 km de adutora, em parceria com o Governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), cuja obra beneficia 180 lotes de três regiões que correspondentes à cooperativa.

TAGS:

Deixe o seu comentário