03/01/2023 11h37

Equatorial disponibiliza serviço de Call Center exclusivo sobre processos de Geração Distribuída

Entrar em contato com a Equatorial Alagoas por meio do endereço eletrônico geracaodistribuida.alagoas@equatorialenergia.com.br

Entenda o que é a geração distribuída

Alagoanos que desejam tirar dúvidas sobre energia solar ou solicitar algum serviço relacionado à Geração Distribuída de energia e Microgeração, agora contam com mais um canal de atendimento exclusivo, implementado pela Equatorial Alagoas. Com total comodidade, pelo Call Center que atende pelo número 0800 082 2800, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, também é possível obter informações acerca de acompanhamento de processos, protocolos, prazos, solicitação de religação entre outros serviços.

“Nossa principal missão é oferecer conforto e comodidade. Essa iniciativa também permite que sugestões e reclamações sejam feitas e outros serviços sejam efetuados e resolvidos com maior agilidade pelo Call Center. Vale lembrar que a ligação é totalmente gratuita e pode ser feita de celular”, ressalta o gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais.

Além do call center, os clientes também poderão entrar em contato com a Equatorial Alagoas por meio do endereço eletrônico geracaodistribuida.alagoas@equatorialenergia.com.br. Por este e-mail, além dos serviços mencionados acima, é possível ter acesso à atualização de cadastro, alteração contratual e esclarecimento de dúvidas técnicas.

Como solicitar o serviço de energia solar junto à Equatorial?

A Equatorial Alagoas esclarece que o serviço para utilização de energia solar é feito a partir da contração, por parte do cliente interessado, de empresas especializadas que serão responsáveis por apresentar à Distribuidora um projeto técnico para solicitar um parecer de acesso ao imóvel e em seguida a instalação da placa solar. Os profissionais que atuam nas empresas especializadas, tem o conforto de fazer a solicitação por meio do endereço (https://al.equatorialenergia.com.br/sua-conta/mini-e-micro-geracao/).

Após a aprovação do parecer, o sistema solar é montado pela empresa contratada e na sequência é feita a solicitação de uma vistoria e conexão junto à concessionária. A partir daí técnicos da Equatorial vão até a unidade consumidora e fazem a substituição do medidor comum, por um medidor bidirecional, cuja função será a de apurar a geração de energia e o consumo.

A energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em meses subsequentes. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses.

Vale destacar, que há possibilidade do consumidor utilizar esses créditos em outras unidades previamente cadastradas dentro da mesma área de concessão e caracterizada como autoconsumo remoto, geração compartilhada ou integrante de empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras, como é o caso de condomínios.

Com relação às tarifas a serem pagas pelos consumidores que optarem por utilizar a energia solar, a Equatorial Alagoas ressalta que as tarifas são as mesmas para qualquer classe, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. Mesmo que o cliente gere mais do que ele consome, ele irá pagar a taxa mínima e os tributos estaduais, federais e municipais.

Morais também alerta os clientes, que antes de contratarem a empresa especializada e que executam os projetos que são submetidos à Distribuidora, verifiquem se a empresa possui profissionais habilitados junto ao Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL). “É essencial que o cliente observe o histórico da empresa e dos profissionais antes de contratá-los para evitar problemas futuros e garantir a tranquilidade na hora de solicitar o serviço de geração distribuída”, destaca o gerente.

 

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