13/10/2023 12h02

Jornada técnica sobre o controle da mosca-dos-chifres em bovinos chega ao Nordeste

Cidades importantes no cenário da pecuária nordestina sediam eventos do Jornada Fiprotag® 210

Profissionais ligados ao campo levando produtos inovadores para os pecuaristas nordestinos

 

Os avanços em tecnologia e o desenvolvimento de soluções para saúde animal cada vez mais eficazes não impedem que a pecuária brasileira sofra com infestações da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans). Para Victor Rezende, coordenador de demanda da Vetoquinol Saúde Animal na região Nordeste, isso acontece porque informação e conhecimento não chegam aos produtores como deveria.

“A maior parte dos pecuaristas não tem o entendimento do impacto da mosca-dos-chifres nos seus negócios. Por isso, a Jornada Fiprotag® 210 é uma iniciativa de informação técnica muito importante para a cadeia da carne bovina e do leite. Além de falar sobre o problema, apresentamos a solução: o brinco mosquicida Fiprotag® 210, eficaz na proteção contra a mosca-dos-chifres”, explica Rezende.

Segundo o especialista da Vetoquinol, as regiões de maior infestação da mosca no Nordeste são a faixa litorânea e o oeste baiano. Isso porque contam com maior precipitação durante o ano. Porém, a mosca-dos-chifres também está presente em outras áreas do Nordeste, que receberão o Jornada Fiprotag® 210 para divulgação do benefício desta tecnologia inovadora.

“O rebanho nordestino conta com mais de 33 milhões de cabeças de gado – trata-se de um prato cheio para as infestações da mosca-dos-chifres. Por isso, acreditamos que a realização da Jornada é excelente para contribuir com o desenvolvimento da pecuária regional. São dias valiosos de muita troca de conhecimento, divulgação de boas práticas sanitárias que resultam em conforto aos animais e maior rentabilidade às fazendas”, finaliza Victor Rezende.

O brinco e o projeto

A eficácia do brinco mosquicida Fiprotag® 210 para livrar os bovinos desse incômodo é comprovada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A instituição realizou estudo que apontou para proteção de até 210 dias contra a mosca, além de zerar a infestação nos bovinos em 30 minutos após a aplicação.

A Jornada Fiprotag® 210 é promovida pela Vetoquinol e passa pelas cinco regiões do país levando informação de qualidade sobre o combate à mosca-dos-chifres. Com projeção para mapear 2 milhões de cabeças de gado de aproximadamente 1.500 pecuaristas, em mais de 60 eventos, a iniciativa visita o Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

TAGS:

Deixe o seu comentário