12/07/2023 9h03

Maior plataforma de dados do Nordeste ganha mais recursos e nova identidade visual

Portal Alagoas em Dados reúne indicadores fornecidos por órgãos regionais, pelo IBGE, Tesouro Nacional, Onu-Habitat e Datasus

Portal Alagoas em dados foi lançado junto aos novos recursos de conteúdo e pesquisa e as principais funcionalidades de acesso à informação disponíveis para os alagoanos

 

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) lançou, o novo Portal Alagoas em Dados. A plataforma online é a maior do Nordeste em coleta, armazenamento e análise de grandes volumes de informações públicas. Nela, constam indicadores sociais e econômicos de todos os estados do Brasil. O acesso aos recursos do site é livre e pode ser feito por meio do endereço eletrônico dados.al.gov.br

No lançamento, a nova identidade visual foi apresentada junto aos novos recursos de conteúdo e pesquisa, e às principais funcionalidades de acesso à informação disponíveis para os alagoanos. O assistente virtual foi uma das novidades reveladas. Por meio dele, o usuário agora conta com a ajuda da inteligência artificial para buscar informações mais direcionadas no site.

O portal se organiza a partir de áreas temáticas, como Cultura e Turismo, Agropecuária, Economia e Sociedade, Educação, Gestão Pública, Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Saúde, Segurança Pública e Geociências.

Ainda na plataforma, o usuário encontra estatísticas já organizadas em painéis interativos. Os assuntos variam entre mercado de trabalho, indicadores sociais e econômicos de todos os estados do Brasil, monitoramento de casos de Covid-19 em Alagoas, e o perfil dos 102 municípios alagoanos, com dados da agropecuária e do comércio.

Há também o painel interativo com os fluxos da produção agropecuária no Brasil. Nele, o usuário tem acesso aos produtos, insumos, assistência técnica e maquinários utilizados nas produções locais ou como item de exportação de cada estado.

Outro painel de destaque é o Grotas de Maceió. Nele, foram mapeadas e catalogadas as cem grotas da capital de Alagoas, com indicadores sobre as condições de infraestrutura e saneamento básico nesses locais. “Com a inclusão de indicadores sociais e econômicos de Alagoas e demais estados do Brasil, o portal Alagoas em Dados se torna uma valiosa ferramenta de transparência e pesquisa, que beneficia a comunidade acadêmica, o cidadão comum e os gestores na formulação de políticas públicas e tomadas de decisão”, destacou o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino.

TAGS:

Deixe o seu comentário