21/10/2022 10h53

Sorveteria artesanal alagoana incrementa estoque de fim de ano com crédito do Banco do Nordeste

Segmento espera aumento de vendas expressivas nos meses do período de verão com maior fluxo de turistas na capital alagoana

Sorvete Bali tem agradado cada vez mais o alagoano e os turistas pela diversificação do sabor

 

A Bali, sorveteria alagoana que fabrica e comercializa sorvetes artesanais, paletas, picolés e sobremesas, já está se preparando para o aumento das vendas de final de ano e início do verão. Para investir em insumos e no incremento dos estoques, a empresa contratou recentemente capital de giro do Banco do Nordeste e Cartão BNB. O segmento prevê sazonalidade acentuada nos meses de novembro até março, com aumento médio de 40% até 50%, em janeiro, de acordo com o sócio proprietário da Bali, Carlos Regis.

O empresário destacou que essa operação mais recente, contratada com o BNB, possibilitou, além de aumento dos estoques de itens estratégicos como leite em pó e embalagens, a compra de uma máquina de sorvete expresso e de uma produtora de sorvetes a 200l/hora.

Segundo o gerente de relacionamentos da Agência Maceió Centro do BNB, Victor Vitoretti, as condições do capital de giro do Banco do Nordeste são ideais para preparar as empresas para o aumento das vendas esperado para os próximos meses. “Com o capital de giro é possível a aquisição de mercadorias e matérias-primas, além do investimento nas despesas correntes para o funcionamento do empreendimento, com o ressarcimento de gastos gerais dos últimos 180 dias, incluindo também a renovação do estoque e a compra de mercadorias. No caso das micro e pequenas empresas (MPEs), as taxas partem de 0,71% ao mês, com prazo de até 36 meses, e até 6 meses de carência”, informa.

Quanto à Bali, ele ressalta que a empresa, que é uma MPE, tem bom relacionamento com o Banco, desde 2010, e já realizou diversos financiamentos, incluindo crédito para construção da sede da indústria e aquisição de equipamentos, sendo também pioneiros como franqueadores nesse segmento no estado.

Expansão

Aproveitando o potencial de crescimento do setor no estado, em especial, pelas condições de clima, favoráveis à atividade, e pelo fortalecimento do turismo, que também atrai novos consumidores, a Bali está visando o futuro com projeto de expansão, incluindo novos franqueados e investimento em energia fotovoltaica, segundo afirma Carlos Regis. Para concretizar esses objetivos, o empresário diz que contará mais uma vez com o apoio do BNB, com propostas já em negociação.

“As linhas de crédito que temos captado junto ao BNB têm nos permitido manter a construção, já em fase final, da nossa nova fábrica, e a expansão do nosso estoque. Possuímos duas unidades de produção, uma ativa e essa outra em finalização, e somos também proprietários da Loja Matriz, que opera desde dezembro de 1990, na praia de Pajuçara, e da unidade do Shopping Maceió. Além das unidades próprias, possuímos quatro unidades franqueadas e uma nova franquia a ser aberta até dezembro, em Ipioca”, detalha.

Ele acrescenta que a expansão através de franquias deve se ampliar após a inauguração da nova planta industrial que poderá suprir a demanda das franqueadas. Carlos também enfatiza os empregos gerados pela empresa, com perspectiva de criação de mais postos de trabalho, a partir dos novos empreendimentos. Atualmente, são 48 empregos com registro, oito motociclistas terceirizados e 57 funcionários registrados nas franquias.

Setor

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes do Brasil (Abis), a média de consumo de sorvetes, por pessoa, no país, em 2020, foi de 4,98 litros por ano, sendo que a região Nordeste detém 19% desse mercado consumidor.

Dados divulgados pela Abis revelam ainda que no Brasil o setor de indústria e comércio de sorvetes e gelatos conta com mais de 10 mil empresas, com faturamento de mais de R$ 13 bilhões por ano, que geram 100.000 empregos diretos e 200.000 indiretos. Desse universo, 92% são micro e pequenas empresas.

Já em relação às franquias do segmento, a Associação Brasileira de Franchising informa que, em 2021, havia 2.700 redes de franquias desse setor no país, com 160 mil unidades franqueadas.

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