16/12/2014 13h41

Detran alerta sobre prazo para substituição de extintores de veículos

Data de troca de extintores de veículos vai até 31 de dezembro

Prazo para substituição de extintores vai até 31 de dezembro

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa aos condutores que os veículos fabricados até 2004 devem substituir os extintores de incêndio de carga de pó BC pelos modelos ABC até o dia 31 de dezembro. A determinação visa o cumprimento da resolução nº 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2015.

O novo modelo tem durabilidade de cinco anos e está apto a combater incêndios tipo “A”, que envolvem materiais como roupas, papéis, pneus, tapetes e estofados de automóveis. A adequação é fundamental para a circulação de veículos automotores, elétricos, reboques e semi-reboques.

Aquele que for flagrado na fiscalização e estiver em desacordo com a resolução será enquadrado pelo artigo 230, inciso X, que prevê multa de R$ 127,69 e perda de 5 pontos na CNH.

Os veículos fabricados a partir de 2005 já são equipados com o pó químico tipo ABC, não sendo necessária a substituição, tendo o proprietário que ficar atento apenas as instruções de segurança como a troca nos casos de: uso, fim da validade ou despressurização.

TAGS:

Deixe o seu comentário