30/06/2017 9h45

Varejo de Alagoas apresenta o maior crescimento no acumulado de 2017 da Região Nordeste

Alta no período de janeiro a abril foi de 5,8%

Varejo alagoano vem apresentando resultados expressivos em 2017

Alagoas apresentou, no primeiro quadrimestre de 2017, a maior alta no desempenho do comércio varejista (+5,8%), no ranking composto pelos Estados nordestinos, mais Minas Gerais e Espírito Santo. O resultado contraria a média nacional do segmento, que foi de queda de 1,6%, em relação ao acumulado de janeiro a abril de 2016. O crescimento também foi identificado em Minas Gerais (+2,8%), Pernambuco (+ 1,5%) e Paraíba (+0,3%). A análise é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui além do varejo, a comercialização de veículos e de material de construção, Alagoas também foi destaque na Região, para o mesmo período, com alta de 3,6%, seguida por Maranhão (+1,2%), Paraíba (+1%) e Pernambuco (+0,2%). No país, esse grupo de atividade comercial registrou queda de 1,8%, impactada pela retração nas vendas de veículos (-8,8%), material para escritório (-7,7%), combustíveis e lubrificantes (-5,2%), livros, jornais e revistas (-4,8%), outros artigos de uso pessoal (-3,1%), produtos farmacêuticos (-3,0%) e hiper e supermercados (-1,0%).

O superintendente estadual do BNB em Alagoas, Wesley Maciel, comemora a recuperação do setor alagoano e ressalta que a retomada da economia já se reflete na procura pelo crédito para investimento e formação de estoque. “No mesmo período comparativo (primeiro quadrimestre de 2017), as contratações do Banco com o comércio no Estado cresceram 45%, somando cerca de R$ 40 milhões em operações de financiamento”, afirma.

Análise

Quando a análise dos dados inclui o acumulado dos últimos 12 meses finalizados em abril, a média nacional do comércio varejista apresenta recuo de 4,6% e o comércio varejista ampliado de 6,3%. Para o mesmo período de comparação, o desempenho de Alagoas foi negativo, no entanto, melhor do que a média do país: -1,8% nas vendas varejistas e -3,1% no grupo ampliado.

Ainda em relação aos últimos 12 meses, a atividade que apresentou menor recuo no Brasil  foi de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com variação de -2,4% no período.

O relatório do Etene cita também a impressão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre o comércio varejista, que é de recuperação, mesmo lenta, após três anos de declínio. Conclui ainda ser de fundamentação importância a retomada do crescimento no segmento supermercadista, que responde por mais de 30% do faturamento, dos empregos e dos estabelecimentos comerciais do país. Além disso, aponta que o melhor resultado do mercado de trabalho a partir da segunda metade do ano será essencial para o aumento das vendas no curto prazo, já que reativa a capacidade de consumo da população.

A pesquisa está no documento Diário Econômico, disponível no site do Banco do Nordeste no endereço www.bnb.gov.br/diario-economico-2017.

TAGS:

Deixe o seu comentário