18/08/2022 8h34

Moeda Social será apresentada no lançamento da Expo Bacia Leiteira

Nova moeda em circulação em Alagoas, será testada durante a Exposição de Batalha, de 14 a 17 de setembro, na modalidade cédula e em sua versão digital

Educador popular cearense, Joaquim Melo, fundador do Banco Palma – primeiro banco social do Brasil, vai ministrar palestra para o público

 

A moeda social “Caatinga é dinheiro” será tema de palestra na próxima sexta-feira,19,  em Batalha, durante o lançamento da 39ª Expo Bacia Leiteira, no Parque Mair Amaral, às 15h.  O tema será ministrado pelo educador popular  cearense ,Joaquim Melo, fundador do Banco Palma – primeiro banco social do Brasil.
Criada  pelo Fundo de Permanência na Terra (FUNPET) através do projeto  Agricultura de Baixa Emissão de Carbono,  a mais nova moeda  em circulação em Alagoas será testada durante a Exposição de Batalha, de 14 a 17 de setembro,  na modalidade cédula e  em sua versão digital.
A “Caatinga é dinheiro” terá o mesmo valor do real e será aceita em estabelecimentos comerciais locais cadastrados com objetivo de om a missão de promover a inclusão social na agricultura familiar  e combater a pobreza.  O FUNPET vai aportar recursos na ordem de R$ 100 mil por mês para garantir o poder de compra no comércio local.
Segundo o presidente do FUNPET , Adriano Ferreira, a aplicação da moeda através da agricultura familiar  é uma ação de empreendedorismo social.   “A proposta é cada vez mais investir no setor da agricultura familiar. Uma de nossas atividades consiste na oferta de  linhas de crédito para o agricultor e fomentar o trabalho de técnicos,  que  deverão destinar  30% dos seus vencimentos em compras com a moeda  pela Região do Sertão”, explicou.

A palestra do educador popular Joaquim Melo terá o objetivo de apresentar os cases de sucesso dos bancos comunitários, instituições que vem ajudando comunidades a encontrar o caminho do desenvolvimento econômico.
“Criar  a própria moeda social é quebrar paradigmas e enxergar inovação em nossas ações do cotidiano, podendo trazer ganhos e ao mesmo tempo revertermos em mais desenvolvimento. O nome  Caatinga é dinheiro quer dizer que ao preservamos a nossa região conseguiremos sobreviver”, enfatizou o presidente do FUNPET.

TAGS:

Deixe o seu comentário