18/11/2015 10h22

MPE Brasil 2015 registra aumento de 27% no número de empresas inscritas

2.417 empresas se inscreveram em Alagoas. Em nível nacional, cerca de 50 mil

Selo PME Brasil

Algo Mais

Está chegando a hora de reconhecer a gestão das Micro e Pequenas Empresas alagoanas que mais se destacaram no aumento da qualidade, produtividade e competitividade dos pequenos negócios. A cerimônia de premiação do MPE Brasil, etapa estadual, ciclo 2015, será realizada no dia 25 de novembro, às 20h, no Espaço Pierre Chalita, em Maceió. O evento é promovido pelo Sebrae em Alagoas e o Movimento Alagoas Competitiva (MAC).

Este ano, 2.417 empresas se inscreveram em Alagoas, o que significa um aumento de 27% em relação ao número de candidatas no ciclo de 2014. Já em nível nacional, cerca de 50 mil empresas estão registradas para a premiação deste ano. A competição destaca a excelência de empreendimentos nas seguintes categorias: Agronegócio, Indústria, Comércio, Serviços de Turismo, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação e Serviços. As organizações inscritas no Prêmio também podem optar por se candidatar ao ‘Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social’ e ‘Destaque de Inovação’.

De acordo com Sandra Vilela, gerente da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia (UAIT) do Sebrae em Alagoas, o Prêmio proporciona aos inscritos a oportunidade evoluir seus negócios através dos diagnósticos e autoavaliações. “Essa é uma trilha que ajuda a empresa a evoluir e crescer, pois quando ela recebe o diagnóstico das práticas de gestão tem a oportunidade de visualizar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, para continuar avançando e chegar a um nível de maturidade maior”, frisou a gerente.

A validação dos diagnósticos é feita por avaliadores voluntários, em visitas técnicas, que focam na análise das práticas de gestão, através de verificações de documentos e de indicadores de resultados, a real aplicabilidade do Modelo de Excelência de Gestão (MEG) e a maturidade do negócio. Segundo Isabella Bezerra, superintendente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC) dentre todas as empresas inscritas, as 23 melhor classificadas vão disputar a fase final desta etapa estadual.

“Mais uma vez a banca de juízes foi bastante técnica, então as empresas que forem reconhecidas, sem dúvidas, estarão preparadas e com uma gestão estruturada para concorrer à etapa nacional, em Brasília, no próximo ano. Nos últimos anos, Alagoas vem se destacando no cenário nacional, pois sempre temos empresas finalistas e vencedores no MPE Brasil, o que demonstra o comprometimento dos empresários na busca pela excelência”, concluiu Isabella.

Em Alagoas, o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas foi lançado em 2004, no Sebrae. A partir de 2005, a sua coordenação foi passada para o Movimento Alagoas Competitiva (MAC).

Como participar

Para se inscreverem ao Prêmio, as empresas preencheram um Diagnóstico de Autoavaliação baseado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), que foi o ponto de partida para avaliar a gestão da empresa em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

As organizações que conseguiram os melhores desempenhos receberam a visita de avaliadores voluntários capacitados e foram submetidas a uma banca técnica e uma banca de juízes. Os vencedores da etapa estadual concorrem na etapa nacional, em 2016, cujos ganhadores participam de uma missão empresarial que reúne empresários de todo o Brasil.

Alagoanos premiados

No último ciclo do Prêmio MPE Brasil, em 2014, Alagoas foi destaque com as empresas Análise Contábil e Apícola Fernão Velho, premiadas nas categorias Serviços e Destaque Inovação, respectivamente, após competirem com mais de 53 mil concorrentes de todo o país. A expectativa para este ano é que o estado continue tendo bons resultados.

O MPE Brasil, etapa nacional, é promovido pelo Sebrae Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

TAGS:

Deixe o seu comentário