21/08/2013 8h27

Fiea apoia Semana de Moda de Alagoas. Evento acontece na casa Musique

Solenidade de abertura ocorreu na última segunda-feira no Teatro Deodoro

Desfile de abertura da Semana da Moda ,no Teatro Deodoro
A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), através do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindvest/AL) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), apoia o principal evento local no setor de moda, indústria têxtil e confecção: a Semana de Moda de Alagoas – Trendhouse’13, que está sendo realizada de 19 e 23 de agosto, na casa de eventos Musique.
Durante a solenidade de abertura do evento, realizada no Teatro Deodoro, na noite dessa segunda-feira, 19, o presidente do Sindvest/AL, Francisco Acioli, que representou o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, na oportunidade, destacou o trabalho desenvolvido através da Cadeia Produtiva Têxtil e Confecções (CPTC), composta pelo Sindivest/AL, Fiea, Sebrae/AL,  Governo de Alagoas (por meio da Secretaria de Estado do Planejamento de Desenvolvimento Econômico – Seplande) e agora, também, pela Prefeitura de Maceió.
“Começamos em 2007 e tínhamos 945 costureiras no chão de fábrica. Em 2013, temos cerca de 2.500 microempreendedores individuais no setor. Esses números comprovam o desenvolvimento desse segmento industrial, que vem contribuindo para a geração de emprego e renda no nosso Estado”, disse.
A expectativa é que, durante cinco dias, sejam gerados vários negócios, movimentando a economia do Estado. “O evento é uma vitrine do que Alagoas tem de melhor, pois demonstramos que somos um povo criativo, que fazemos não só confecção, mas arte, valorizando uma moda artesanal e com identidade própria”, ressalta Francisco Acioli.
Além de não poupar esforços para apoiar a realização de eventos como a Semana de Moda, a CPTC investe em maquinário, capacitações e treinamentos para as costureiras e para os micro e pequenos empresários, e também trabalha para a construção de polos de confecção. São inúmeras ações espalhadas por todo o Estado. Ao todo, são 20 os municípios alagoanos mapeados para esta atividade, beneficiados com a Cadeia Produtiva Têxtil e Confecções. Entre eles, estão grandes polos como Maceió, Murici, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Coruripe, União dos Palmares e Delmiro Gouveia.
Segundo o presidente do Sindivest/AL, dentre as melhorias apresentadas desde que a Cadeia foi firmada estão o aumento no número de empresas sindicalizadas em 340% (de 22 para 75) e consequentemente o aumento da geração de postos de trabalho. “As ações desenvolvidas através de instituições como o Sistema Fiea são de fundamental importância para a conquista desses resultados. São 1.550 alunos formados somente pelo Senai”, reconhece.
“Trabalhamos com afinco em prol do progresso do nosso Estado, pois reconhecemos que a cooperação e a conjugação de esforços é o grande caminho para o desenvolvimento”, destaca o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade.
A Semana de Moda é uma realização da S&M Bureau Criativo.  Nesta edição, a semana de moda homenageia o artista plástico Delson Uchoa, com uma exposição de seus trabalhos e usa sua temática para servir de briefing aos estilistas que irão produzir peças inspiradas no seu talento. A madrinha da semana de moda é a advogada Fernanda Vilela.
O evento chega à sua 7ª edição como uma grande vitrine do trabalho autoral dos criadores do Estado, fomentando a inovação nos pequenos e micro empreendedores do setor da moda – estilismo, gastronomia, arquitetura, artes, decoração e serviços de beleza. A Trendhouse’13 se consolida como uma das mais importantes semanas de moda do Brasil, proporcionando ao setor informação e troca de experiências que permitam melhorar seu desempenho nos mercados regional e nacional.

Deixe o seu comentário