10/06/2013 11h52

Grupos traçam metas para modernização de feiras livres e mercados

Desenvolve apoia criação do cadastramento de permissionários, feirantes e usuários para elaboração de planejamento

Feira do Tabuleiro será contemplada com plano de ações de modernização

Com o objetivo de discutir os Programas de Modernização de Feiras Livres e Mercados de Maceió, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas participou de uma reunião para apresentar as atividades que estão sendo definidas pelos grupos do projeto. A princípio, o programa visa à qualificação das feiras livres do Tabuleiro e do Jaraguá, além do Mercado da Produção, na Levada.

Também estiveram presentes no encontro, a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária(Semtabes), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), o Sebrae Alagoas, a Procuradoria Geral do Município e a Vigilância Sanitária.

Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a intenção é unir forças dos diversos setores, público (Estadual e Municipal) e privado e sociedade, para levar as melhorias para as feiras livres. “A agência está à disposição do município, para colaborar na qualificação destes centros. Estamos buscando possíveis ações que nos levem à soluções cabíveis e viáveis para todos os envolvidos”, declarou.

No início do programa, os grupos foram divididos, com o objetivo de traçar ações específicas para a construção de um Plano de Ação. Estão sendo definidas metas para o projeto turístico, sensibilização e envolvimento das associações, projeto urbano e arquitetônico, planejamento e limpeza, treinamento e capacitação, entre outros.

Durante o evento, foi divulgada a nomeação de uma pessoa responsável em coordenar todos os grupos por parte da prefeitura de Maceió. A secretária da Semtabes, Solange Jurema, destacou esta nomeação como parte do empenho do prefeito Rui Palmeira no sentido de requalificar os mercados e feiras de Maceió. “O quadro é complexo, mas vamos trabalhar para resolver a situação. Essa é a vontade da gestão da prefeitura de Maceió”, declarou.

Quanto ao papel da Desenvolve, que foi responsável por montar um diagnóstico sobre as feiras, o que resultou na publicação do livro As Feiras Livres de Maceió: Perfil Socioeconômico, a analista de Projetos da instituição afirmou que “a agência vai apoiar o desenvolvimento do instrumento de pesquisa que será utilizado no cadastro dos permissionários, feirantes e usuários dos mercados e feiras de Maceió”.

No dia 26 de junho, os grupos irão apresentar as ações discutidas durante as reuniões, que serão consolidadas para a elaboração do Plano de Ação. No dia 27, este plano será apresentado ao poder público municipal e estadual. Estão confirmadas as presenças do Governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, o Prefeito de Maceió, Rui Palmeira, deputados, vereadores e secretários.

TAGS:

Deixe o seu comentário