28/06/2013 8h41

Feiras livres e mercados populares serão requalificados em Maceió

Plano de ações foi apresentado para autoridades locais e vai beneficiar três grandes mercados da capital alagoana

Feiras Livres passarão por reestruturação

O secretário de estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, e a diretoria executiva da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas estiveram presentes nesta quinta-feira (27), no Hotel Maceió Atlantic Suítes, em uma reunião de trabalho com representantes do município para conhecer o projeto que busca a requalificação dos mercados e feiras de Maceió.

O Projeto inicialmente é voltado para três ambientes: Parque Rio Branco – que engloba o Mercado da Produção, a Feira do Passarinho e todo o entorno; para a feira e o mercado do bairro do Tabuleiro dos Martins; e o Mercado de Jaraguá, esse com o objetivo de trabalhar mais o viés turístico.  O trabalho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL).

“O Governo do Estado, através da Desenvolve, lançou em dezembro do ano passado um livro que tem o objetivo de contribuir com a elaboração de políticas públicas voltadas para o apoio a pequenos empreendedores e estruturação das feiras livres de Maceió. Foi a partir do cenário detectado por essa publicação que a Prefeitura procurou o Estado e agora trabalhamos em conjunto para a requalificação de mercados e feiras da Capital”, afirmou o secretário Luiz Otavio Gomes.

De acordo com o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, esta ação é a comprovação de que a Agência de Fomento de Alagoas vem agindo de acordo com suas metas e objetivos. “Trabalhamos com a elaboração de projetos que auxiliam na elaboração de políticas públicas, visando o desenvolvimento sustentável das diversas atividades econômicas do nosso Estado”, disse.

Plano de Ações

Os dados detectados para elaboração do plano de trabalho incluem as ameaças, fortalezas, fraquezas e oportunidades de cada um desses três mercados, e foram apresentados pelo Consultor José Alberto Muricy. Especialista na requalificação de mercados e feiras de todo o País, a exemplo dos Estados da Bahia e Rio de Janeiro, Muricy afirmou que é preciso conhecer a legislação e trabalhar com fiscalização, treinamentos, além de toda a parte de infraestrutura, como iluminação e projetos arquitetônicos, para que o resultado esperado possa ser alcançado.

“Esse Estudo vem sendo realizado desde maio e realizamos oficinas onde estudamos não só os mercados em si, mas todo o seu entorno, que é onde surgem verdadeira cidades conglomeradas. Além de melhorar a estrutura física, os resultados dependem do empresariado local e de boa gestão, sem falar das ações de acompanhamento que também serão traçadas”, explicou Muricy.

A secretária da Semtabes, Solange Jurema, agradeceu o esforço de todos e garantiu que o cenário dos mercados e férias da capital é emblemático. “A situação é caótica e muitas demandas ainda surgirão, por isso é necessário o esforço conjunto para que saiamos vencedores dessa empreitada. Precisamos resgatar essa área que significa economia, emprego e renda para a população, além de ser historicamente importante”, destacou Solange.

Sinergia entre Estado e Prefeitura

Durante o encontro desta quinta-feira (27), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, destacou a participação de todos os órgãos da administração do município e do Estado como fundamental na construção deste projeto. “Devemos continuar com essa participação ativa e direta de todos os envolvidos para que possamos modificar toda essa realidade que engloba os nossos mercados populares e as nossas feiras livres”, destacou.

Para o vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô, este projeto tem um potencial muito grande e pretende reverter toda uma história negativa sobre os mercados e feiras. Ele destacou que não se trata de uma ação isolada e utópica, pois está formada com metas e objetivos concretos. “Eu e o governador Teotonio Vilela Filho confiamos neste projeto e estamos dispostos a fazer o que tiver ao nosso alcança para que ele seja possível”, enfatizou.

Dentro do plano apresentado existem quatro grandes ações que se desdobram em diversas atividades voltadas para os mercados e feiras, dentre elas a criação de um novo projeto urbano, projeto social, planejamento de limpeza, iluminação pública, sustentabilidade, etc.

Após a apresentação do plano, ficou definida que a Prefeitura de Maceió, através da Semtabes, vai criar um cronograma de reuniões para definição das responsabilidade de cada instituição envolvida e quais as ações serão executadas por tais órgãos.

Outras feiras

Além dos três mercados beneficiados com este plano de ações, a Desenvolve está finalizando um outro projeto que engloba as feiras do Benedito Bentes, da Jatiúca e do Graciliano Ramos.

Dentro deste outro documento, foram traçadas ações que levam em considerações critérios como educação, comércio e venda, sustentabilidade e usabilidade, que vão auxiliar na organização e padronização dessas feiras livres. Este plano está em fase de conclusão e deve ser aprovado e apresentado pela diretoria executiva da Desenvolve neste próximo mês de julho.

TAGS:

Deixe o seu comentário