07/05/2013 9h05

Desenvolve participa de discussões para melhorias das feiras livres de Maceió

Evento realizado pela Semtabes e Sebrae Alagoas irá apresentar os problemas e sugerir soluções para os principais centros da capital

Feiras livres na capital passarão por melhorias

Na última segunda-feira, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas participou do Seminário para debater os Programas de Modernização de Feiras Livres e Mercados de Maceió. O evento, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), em parceira com o Sebrae Alagoas, irá acontecer durante esta semana, com o objetivo de traçar um perfil das principais feiras e mercados da capital.

A apresentação do consultor do Sebrae, Alberto Muricy, mostrou os principais problemas enfrentados pelas feiras e mercados da cidade. “É necessário criar uma cultura de empreendedor nos feirantes. Para isso, é preciso entender que os locais devem ser bem estruturados, com eliminação de problemas da saúde pública, legalização do serviço e criação de estatutos, entre outras melhorias”, completou.

O diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, afirmou que a agência está à disposição do município, para colaborar na qualificação destes centros. “A agência atualmente coordena um plano de ação no Programa de Apoio às feiras livres do Estado. Elaboramos um diagnóstico com o objetivo de contribuir com políticas públicas voltadas para o apoio a empreendedores deste setor”, ressaltou.

O diagnóstico foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, visando catalogar todas as feiras de Maceió. O resultado foi publicado no livro As Feiras Livres de Maceió – Perfil Socioeconômico.

“Foi graças a este estudo preliminar que já estamos traçando ações de organização e valorização destes ambientes de comércio, visando fortalecer o setor produtivo e diversificar a economia da capital. Atualmente estamos trabalhando com a perspectiva de qualificação das feiras do Graciliano Ramos, Jatiúca e Tabuleiro”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão.

O seminário segue com oficinas durante a semana. Cada dia, o grupo técnico irá tratar sobre uma feira específica, com o objetivo de realizar um diagnóstico. “Traçaremos os pontos fortes e fracos de cada centro, bem como avaliaremos a gestão, condições estruturais e sanitárias, treinamentos aos feirantes, entre outros pontos”, afirmou Alberto Muricy.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário