19/02/2013 8h59

Banco Central autoriza a fundação da Cooperativa de Crédito do Agreste Alagoano

Instituição proporcionará aos sócios oportunidades de acesso ao crédito e transações com juros mais baixo

Cooperativismo cresce e se expande em Alagoas

Assessoria

O diretor de organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações de Crédito Rural do Banco Central do Brasil, Sidnei Correa Marques, aprovou, no final de janeiro, o projeto para a criação da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários da Região Metropolitana do Agreste Alagoano, o Sicoob Agreste. A instituição tem como objetivo unir os empresários da região visando o fortalecimento econômico local.
Atualmente, a cooperativa possui quase 120 associados, entre pessoas físicas e jurídicas, e um capital social integralizado num total de R$1.097.580,01, o que alimenta a esperança dos seus organizadores de que a meta de capitalizar a importância de R$ 1.150.000,00, estabelecida pelos fundadores, será facilmente ultrapassada.
A cooperativa de crédito funcionará como qualquer instituição financeira autorizada pelo Banco Central. Oferecerá aos associados os mesmos produtos e serviços prestados por um banco, com a vantagem de ter um custo menor. Os clientes são os próprios associados, as empresas, enquanto pessoas jurídicas, os familiares e também os funcionários, além de entidades de classe e organizações sem fins lucrativos, que poderão se beneficiar de contas correntes, cartão de débito, microcrédito, consórcios e seguro de vida e de automóvel.
Segundo o gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Alagoas, Sérgio Vieira, a formação dessa cooperativa trará desenvolvimento econômico para a região do Agreste, através da união dos empresários e da descentralização dos bancos da capital.
“Com a criação da cooperativa, os empresários passarão a ter outro braço financeiro, já que o governo disponibiliza para esse tipo de instituição diversos benefícios, como a diminuição de impostos e juros. Isso facilitará ainda mais o fornecimento de empréstimos e crédito para os empresários do Agreste, promovendo o desenvolvimento da classe empresarial não apenas em Arapiraca, mas em todo o território”, destacou.
A cooperativa, que deve ficar pronta em 90 dias (em aspectos como formalização e reforma do espaço físico), está formada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas), Wilton Malta de Almeida, e pelos empresários José Firmino de Oliveira, Bartolomeu Apolinário, Vera Lúcia da Silva e Everton Santiago.
O Conselheiro Diretor e o Conselheiro Fiscal serão escolhidos numa solenidade que será realizada nesta quinta-feira (21).

Deixe o seu comentário