15/07/2014 15h31

Projeto O Amanhã de Pindorama promove empreendedorismo agrícola

Iniciativa, inovação e empreendedorismo são características necessárias para aqueles que desejam sucesso profissional

Cooperativa Pindorama estimula a prática agrícola entre os jovens estudantes

Iniciativa, inovação e empreendedorismo são características necessárias para aqueles que desejam sucesso profissional. Na agricultura, mais do que o caminho para aumentar a rentabilidade do negócio, ser empreendedor pode representar a sobrevivência no mercado.

A partir destes conceitos, a Cooperativa Pindorama, por meio de seu Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), realiza para os alunos do projeto O Amanhã, desenvolvido pela Cooperativa, aulas que reúnem técnicas agrícolas e dicas de empreendedorismo rural.

Os estudantes, que possuem idade de 13 a 16 anos, participaram, no dia 18 do último mês, de um mutirão na horta de Pindorama. Eles aprenderam a produzir e cultivar hortaliças como alface e coentro, e receberam dicas relacionadas ao clima, solo, época de plantio e colheita.

Durante o mutirão, os alunos, acompanhados pelo técnico agrícola da Cooperativa, também puderam participar da retirada de plantas invasoras da horta.

“Os jovens aprenderam sobre os tratos culturais das hortaliças, adubação, limpeza de canteiros e retirada de plantas invasoras. A atividade é importante para que conheçam a plantação, o cultivo, e desenvolvam habilidades para a agricultura”, afirmou Matheus Carlos Cruz, técnico agrícola de Pindorama.

Entre as ações desenvolvidas pelos estudantes com a presença de instrutores, está também a comercialização dos produtos na comunidade de Pindorama.

“Os participantes fazem a colheita e são acompanhados por instrutores na venda das hortaliças. A iniciativa estimula o espírito empreendedor, eles aprendem não só a comercializar, passar troco, começam também a perceber a forma de se portar e tratar bem o cliente”, destacou a coordenadora do projeto, Janieide Pereira.

Deixe o seu comentário