17/10/2014 11h45

Juventude rural e fortalecimento da Pecuária Leiteira são debatidos pela Emater na Expoagro

A exposição, considerada uma das maiores em número de animais do Nordeste, ocorrerá de 26/10 a 02/11, no Parque da Pecuária, em Maceió

Em 2013 jovens da Cooperativa participaram de concurso de cordel promovido pela Emater/Alagoas

O Governo do Estado, através do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL), preparou uma programação especial para a 64ª edição da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Exproagro 2014). A exposição, considerada uma das maiores em número de animais do Nordeste, ocorrerá de 26/10 a 02/11, no Parque da Pecuária, em Maceió. Temas como fortalecimento da pecuária de leite, ações de convivência com o Semiárido, crédito rural e integração dos jovens com o meio rural serão discutidos durante a semana da exposição.

Com a proposta de levar informações para extensionistas e agricultores a EMATER/AL vai promover, pelo segundo ano consecutivo, um ciclo de palestras abordando o cenário da pecuária leiteira em Alagoas. No dia 28/10 está confirmado o Ciclo de Palestras sobre o Semiárido com apresentação das pesquisadoras Deise Maria Passos e Márcia do Vale Barreto, destacando o Controle Integrado das Cochonilhas do Carmin e de Escama; e a Fixação Biológica de Nitrogênio: Estratégia para Desenvolvimento Sustentável.  As palestras ocorrerão no Auditório João Batista, da CPLA, na Pecuária, das 9h às 17h.

No dia 30/10 a agenda terá como foco a juventude no meio rural. Em parceria com a Cooperativa Pindorama será realizado um intercâmbio com cerca de cinquenta jovens de várias regiões do estado na Colônia Pindorama, município de Coruripe. De acordo com a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da EMATER/AL, Rita de Cássia Ferreira, o objetivo é mostrar como a organização social da cooperativa contribui para o crescimento de uma comunidade inteira.

“Vamos reunir jovens do Litoral Norte, Zona da Mata, Médio Sertão e Agreste para interagir com os jovens inclusos nos projetos sociais da Cooperativa Pindorama. Com essa agenda damos continuidade a uma política pública importante para o Desenvolvimento Rural Sustentável do nosso estado a inclusão da juventude no meio rural. Será um oportunidade de troca de experiências entre um grupo bastante diversificado, afinal a Pindorama é uma referência em organização social no Nordeste,”, avaliou a superintendente da EMATER/AL.

Além dos eventos, a EMATER contará com uma estrutura fixa no Parque da Pecuária durante toda a semana. No dia 29, também no Auditório da CPLA, no Parque da Pecuária, a partir das 14h, haverá uma mesa técnica de nivelamento sobre o trabalho de Assistência Técnica do Programa Brasil Sem Miséria em Alagoas. Programação completa pode ser encontrada no portal www.emater.al.gov.br.

Deixe o seu comentário