20/12/2021 0h36

Mercado de trabalho para arquitetos e urbanistas apresenta aumento de 12% em relação a 2019

Novas oportunidades começam a surgir nesse segmento que volta a registrar crescimento

Cresce o mercado para arquitetos e urbanistas

O Arquiteto e Urbanista é responsável por criar ambientes que proporcionam uma experiência para as pessoas, e devido ao isolamento social e restrição do setor comercial durante a pandemia do Covid-19, a procura por demandas desse segmento diminuíram significativamente nos primeiros meses de 2020. Mas, mesmo com uma queda notória, o mercado de Arquitetura e Urbanismo teve uma reviravolta, registrando até aumento pela procura desses profissionais.

Os dados mais recentes do Software do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU) revelam que os arquitetos são essenciais em momentos de necessidade e crise, e que no final de 2020, o número de atividades registradas pelos profissionais aumentou 12% em relação ao mesmo período em 2019. Em 2020 foram registrados mais 1,5 milhão de serviços do setor, considerando uma queda de 6,3% no mesmo ano, nos primeiros meses. Já no último trimestre foi registrado um aumento de 52% em atividades executadas por esses profissionais.

Com o aumento, o mercado de trabalho para os arquitetos está em expansão, para o estudante do 10.º período de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ, Anderson Vieira Medeiros, a escolha da profissão foi essencial para o futuro da sua carreira. “Desde os 15 anos sempre quis ser Arquiteto, é uma área que sempre me encantou pela possibilidade de tornar sonhos realidade, de explorar formas, do poder de transformação da sociedade. Mesmo ainda cursando a graduação eu já estou no mercado a mais de 3 anos, com projetos ligados a algumas prefeituras do interior de Alagoas, efetuando correção de projetos” destaca Anderson, que também é formado em Técnico em Segurança do Trabalho.

Para quem já está inserido no mercado, o aumento registrou um saldo positivo, como é o caso da Arquiteta e Urbanista, Mauriceia Cavalcanti, para ela a Arquitetura é um instrumento que transforma não só ambientes, mas também vidas. “Ser Arquiteta é poder contribuir na realização de sonhos proporcionando uma melhor qualidade de vida. Me encanta o fato de poder extrair das pessoas, o que eles na maioria das vezes querem e não sabem expressar, colocar tudo isso em um projeto, e concretizá-lo” ressalta a arquiteta, também formada pela UMJ, que atualmente trabalha na criação projetos, acompanhamento de obras e assessoria.

O mercado se reinventa a todo momento, e essa área segue o mesmo ritmo. Uma das grandes razões de essa profissão ser tão promissora é a facilidade com que ela se adapta e responde às novas tecnologias. Com o diploma em mãos, esses profissionais encontrarão um novo cenário que terá maturidade tecnológica, com evolução do conceito 4.0, da Internet das Coisas, da Inteligência Artificial e das casas e cidades inteligentes.

TAGS:

Deixe o seu comentário