17/07/2024 9h14

Estudantes da rede estadual gravam vinhetas para o Festival Revoada de Cinema

Evento terá sessões de curtas para alunos de escolas estaduais

A produtora-executiva do Revoada, Alessandra Moretti, diz estar feliz com a repercussão alcançada

 

A rede estadual é repleta de estudantes com muita criatividade. E alguns destes talentos podem ser conferidos no Festival Revoada de Cinema, onde estudantes da Escola Estadual Princesa Isabel produziram vinhetas para o evento. Além disso, alunos de escolas estaduais assistirão a curtas e apresentações culturais do festival, que acontece até a próxima sexta-feira (19) no Centro Cultural Arte Pajuçara, Pajuçara.

As sessões de curtas-metragens brasileiros ocorrem durante toda a semana com até 150 alunos cada e contam com a participação das escolas estaduais Princesa Isabel, Maria José Loureiro, Afrânio Lages, Aurelina Palmeira, José Correia da Silva Titara, Mota Trigueiros, Eduardo Almeida da Silva, Rosalva Pereira Viana e Campos Teixeira.

Oficinas Criativas – Antes de aparecer na telona, a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC) e a produtora Céu Vermelho Fogo Filmes – respectivamente realizador e co-realizador do Festival – iniciou com as Oficinas Criativas “Pluma”, onde 15 estudantes da Escola Estadual Princesa Isabel participaram da produção das vinhetas do evento.

“Os meninos ficaram muito emocionados. Embora eles já tivessem se visto nas redes sociais, a emoção de se ver na tela do cinema é diferente, outra emoção, outra alegria. Filmaram, tiraram fotos e também, quando foram convidados à frente, comentaram que se sentiram numa produção cinematográfica. E foi. Este é um momento de realização para todos, para a gente também, em despertar tantos sentimentos positivos e observar o trabalho repercutindo tão bem”, avalia Alessandra.

A diretora da Escola Princesa Isabel, Joseane Martins, fala que participar das oficinas foi uma experiência enriquecedora para toda a escola. “Somos muito gratos a esta parceria entre a Seduc e o Revoada que oportunizou aos nossos estudantes ser parte de um projeto tão grandioso. Ao produzirem as vinhetas, eles despertaram sua criatividade e se viram representados na tela de cinema, o que eleva a autoestima”, destaca.

Um dos participantes do projeto, o estudante João Victor complementa. “ Tive a oportunidade de mostrar o meu talento e quem eu sou”, frisa.

O evento

O Revoada estreou em 2022 como um festival de cinema nas periferias de Maceió, cuja primeira edição, com recurso da Ancine, foi realizada nas escolas e sessões levadas também a espaços públicos, como a praça do conjunto Benedito Bentes. Este ano, numa edição especial que conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e do Sebrae Alagoas, envolve estes dois universos: Cinema e Escola.

TAGS:

Deixe o seu comentário