25/06/2013 14h46

Prefeito anuncia intervenções na Fernandes Lima e Via Expressa para melhoria do transporte público

Também foram anunciados licitação dos ônibus e combate aos clandestinos e reformas de terminais

Prefeito Rui Palmeira apresenta em entrevista coletiva pacote de medidas para melhorar o trânsito em Maceió

O prefeito Rui Palmeira e o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Tácio Melo da Silveira, anunciaram, durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (25), um pacote de medidas para melhorar o trânsito em Maceió. As ações contemplam medidas a médio e longo prazos.

Licitação do transporte coletivo, faixa exclusiva para ônibus na Fernandes Lima, intensificação da fiscalização, nomeação de agentes de trânsito da reserva técnica do último concurso, combate ao transporte clandestino, construção de contornos de quadra e reformas de terminais estão entre as medidas anunciadas pela Prefeitura de Maceió.

“No próximo semestre a população já sentirá as melhorias , que serão resultados dessas ações. Para alguns pontos, teremos a participação das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Planejamento”, afirmou o prefeito acrescentando que mobilidade urbana foi um dos assuntos tratados durante reunião com a presidente Dilma Roussef, ontem (24), em Brasília.

Licitação dos ônibus

Rui explicou que estão sendo feitas modificações no edital para a licitação do transporte coletivo de Maceió. Ele apontou que falhas no documento, como questões relativas ao número de usuários, estão sendo observadas para que as correções sejam feitas antes de a concorrência ter início.

“Queremos corrigir alguns pontos, onde foram detectadas falhas. Além da quantidade de passageiros, observamos a questão sobre quem administrará os terminais de ônibus. Outro aspecto importante é que iremos prestigiar as empresas que oferecerem o melhor serviço, com a redução do ISS. Acreditamos que com essas modificações  até o fim do ano lançaremos o edital”, afirmou o prefeito.

 

Fernandes Lima e contornos de quadra

Para desafogar o trânsito na Avenida Fernandes Lima, principal corredor de transportes de Maceió, será implantada uma faixa exclusiva para os ônibus. Com a medida, a expectativa é que o trânsito possa fluir na via, um dos pontos onde mais se registram congestionamentos na capital alagoana.

Além da faixa seletiva, a Fernandes Lima ganhará contornos de quadra. A Avenida Durval de Góes Monteiro será beneficiada também com a construção de contornos de quadras e baias.

 

Combate aos clandestinos e reformas de terminais

Durante a coletiva, o prefeito e o superintendente de transporte e trânsito anunciaram o combate ao transporte clandestino. As ações serão executadas em parceria com as Polícias Militar e Rodoviária Federal, Força Nacional, Guarda Municipal e Agência Reguladora de Serviços de Alagoas  (Arsal).

“Temos que combater  a clandestinidade no transporte em Maceió, para isso pedimos também que a população contribua conosco. Esse tipo de transporte não é seguro e por isso, tem que ser coibido. A presença efetiva dos órgãos é para que a gente consiga terminar com essa situação. Temos como exemplo a cidade de Recife que, no início dos anos 2000, fez operações e reverteu esse quadro”, afirmou Tácio.

Para melhorar a espera dos passageiros pelo transporte coletivo, a Prefeitura irá realizar a reforma em seis terminais. Além das obras, haverá a construção de um novo terminal de ônibus no Conjunto Village Campestre.

Fiscalização e nomeação de agentes

Também como parte do trabalho de fiscalização do transporte clandestino e irregularidades no trânsito, haverá a intensificação da presença dos agentes de trânsito nas ruas de Maceió. Pontos considerados críticos, como o bairro do Jacintinho, serão alvos de ações permanentes da SMTT.

Rui Palmeira e Tácio Melo da Silveira afirmaram que 50 agentes de trânsito serão convocados. O grupo faz parte da reserva técnica do último concurso para a SMTT e reforçará o trabalho nas ruas de Maceió após a convocação e cursos de capacitação.

Deixe o seu comentário