09/12/2013 7h46

Governo lança Programa Amigo do Trabalhador e ajuda a combater o desemprego na entressafra da moagem da cana

Ação contempla inicialmente onze municípios, com bolsa salário e plano de capacitações

Trabalhadores do corte da cana-de-açúcar serão beneficiados com o Programa Amigo do Trabalhador

Lívia Vasconcelos

O governador Teotonio Vilela Filho iniciou oficialmente as atividades do Programa Amigo Trabalhador, nesta sexta-feira (06), em solenidade no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag). Ao adotar medidas de combate aos efeitos do desemprego sazonal, decorrentes da entressafra e do processo de mecanização da cana de açúcar, o Programa objetiva a geração de renda e melhoria da qualidade de vida para os trabalhadores do setor sucroalcooleiro.

Esses homens do campo serão qualificados, recebendo alfabetização e capacitação profissional, como uma alternativa de trabalho, além de receberem um aporte financeiro. A bolsa, no valor de R$ 520, será disponibilizada durante os quatro meses do ano em que o segmento fica desempregado. Para receber o apoio, os requisitos do cadastramento solicitado pelo programa devem ser atendidos em sua totalidade.

De acordo com o governador, esse é um momento histórico para o setor canavieiro de Alagoas. “O nosso compromisso é com o desenvolvimento desse Estado, e para que isso aconteça com sustentabilidade, não podemos manter o setor sucroalcooleiro como o nosso único pilar. Essa alternativa foi implantada no nosso Governo para promover expectativa ao trabalhador, descentralizar o emprego, e com isso esperamos chegar perto do  produtor”, declarou.

No último mês, a resolução que regulamenta a operacionalização do Programa, entre outras providências, foi assinada pela comissão gestora do projeto, garantindo o seu desembolso relativo às ações que aconteceram ainda em 2013. Dois pagamentos já foram feitos, faltando apenas mais dois, que acontecerão em dezembro, para finalizar a primeira fase da iniciativa. A partir do próximo ano, a bolsa será entregue, normalmente, dividida em quatro meses.

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, salientou que o Programa não pode jamais ser visto como um projeto voltado apenas para o assistencialismo. “Entregamos a bolsa, mas damos a eles as capacitações. A perspectiva é de que essa fase do Programa inicie ainda no ano que vem, e vamos ter trabalhadores migrando para diversos setores, incrementando a sua renda familiar, tendo oportunidades reais de crescimento”, concluiu.

Ao todo, a medida beneficia onze municípios definidos com base no relatório técnico da Fetag, são eles: Coruripe, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Jequiá e Roteiro.

Deixe o seu comentário