20/12/2016 16h51

Escola Virgínio de Campos revitaliza fachada com ilustrações poéticas

Novo visual trouxe maior visibilidade e valorizou o espaço escolar

Arte melhora o visual do espaço estudantil

Agência Alagoas

Quem passa pelas imediações da Rua Firmino Vasconcelos, na Ponta da Terra, não consegue ficar indiferente à explosão de cores e poesias presente na fachada da Escola Estadual Virgínio de Campos. O novo visual trouxe maior visibilidade e valorizou o espaço escolar, que, no passado, registrou incidentes com pichações.

A ação ocorreu com verba do Projeto Mais Cultura, do Governo Federal. Tudo teve início em 2014, quando a unidade de ensino recebeu a verba do programa e promoveu a primeira atividade do projeto, um festival de música com os alunos.

Já em 2015, os alunos apresentaram uma peça contando a história da instituição e de seu patrono, o professor Virgínio de Campos. Este ano, coube aos estudantes escrever poesias sobre a história da unidade e ajudar a compor o hino da unidade de ensino. Algumas destas poesias foram escolhidas aleatoriamente para ilustrarem a fachada da escola, uma obra do artista Levy Paz.

“Nós queríamos fazer algo que atraísse os alunos e a comunidade, então pensamos em fazer uma fachada que contasse um pouco da nossa história e que houvesse participação dos alunos neste processo. Foi aí que pensamos em incluir algumas das poesias criadas por eles”, relatou a professora.

Rio Largo – Em Rio Largo, a Escola Estadual Santos Dumont, em Rio Largo, também estampou em seus muros com ilustrações relativas a clássicos da literatura brasileira, como O Quinze, de Rachel de Queiroz e O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

A ação faz parte do projeto Ler para Valer, que acontece até a próxima quinta-feira (22) e contará, dentre outras atrações, com um auto natalino e apresentações teatrais e musicais.

 

Deixe o seu comentário