18/01/2014 14h06

Comenda Ordem do Mérito dos Palmares homenageia cidadãos que fazem a história do Estado de Alagoas

Homenageados contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico e a cultura do Estado

Presidente da Braskem Carlos Fadiga ajudou na expansão industrial de Alagoas

Valdi Junior/VALOR MERCADO

Dez cidadãos que prestaram contribuição à cultura, à economia, à educação, à saúde, à arte e à história alagoana foram homenageados na última sexta-feira, à noite, no Teatro Deodoro, com a comenda Ordem do Mérito dos Palmares promovido pelo Governo do Estado. Foram escolhidos para receber a insígnia, o músico Egildo Vieira do Nascimento, o historiador Lauthenay Perdigão do Carmo, a estilista Martha Regina Medeiros, o dramaturgo Pedro Onofre de Araújo e Leda Maria de Almeida [única ausente], com o grau de Cavaleiro; o médico Fernando Antônio Gomes de Andrade, com grau de Oficial; a artista plástica Tânia Maria Pedrosa e a antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, com o grau de Comendador; o engenheiro químico Alfredo Durval Vilela Cortêz, com o grau de Grande Oficial, e Carlos José Fadigas de Souza Filho, presidente da Braskem, com o grau de Grã Cruz.

As ínsignias foram entregues pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo secretário de Cultura Osvaldo Viégas a todos os homenageados que relataram suas experiências de vida e profissional dedicadas direto ou indiretamente ao crescimento cultural e econômico do Estado de Alagoas.

O músico Egildo Vieira do Nascimento, oriundo do município de Piranhas, destacou a música como papel de integração e promoção social. O dramaturgo Pedro Onofre de Araújo recordou os passos iniciais dados no palco do Teatro Deodoro em conjunto com outras personalidades históricas que respiram a literatura e a arte cênica. A estilista Martha Regina Medeiros destacou o artesanato regional que ganhou o mundo e veste artistas e empresários reconhecidos. O historiador Lauthenay Perdigão do Carmo é um apaixonado pelo esporte que escreve o dia a dia do futebol alagoano por meio de artigos e crônicas.

O médico Fernando Antônio Gomes de Andrade fez ressalvas ao ensino público e gratuito para a formação do cidadão na vida pessoal e profissional.

A artista plástica Tânia Maia Pedrosa falou estar bastante emocionada com a comenda e o reconhecimento da arte plástica como elo de promoção e valorização da cultura. A antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros fez o discurso mais contundente ao defender a valorização do ser humano como meio para as transformações sociais e econômicas a partir do investimento em educação.

O engenheiro químico Alfredo Durval Vilela Cortêz relatou suas experiências nas mais vastas áreas profissionais onde atuou em vários lugares, no entanto, sem esquecer sua terra natal,  o Estado de Alagoas. E disse estar animado com as novas perspectivas socioeconômicas por que passa a região.

O executivo baiano Carlos José Fadigas de Souza Filho, presidente da Braskem, falou estar agradecido com a comenda Ordem dos Mérito dos Palmares, e ressaltou o novo momento socioeconômico que vive Alagoas e a contribuição da Braskem [e o empenho de toda a diretoria] como geradora de novas oportunidades de emprego e renda para os alagoanos.

O  secretário de Cultura, Osvaldo Viegas,  disse que o Conselho Estadual de Cultura e de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural selecionou personalidades de diversas áreas que de algum modo desenvolveram um trabalho positivo para o crescimento do País ou do Estado. “Sempre temos o cuidado com o recorte de gêneros, para ser homens e mulheres homenageados, além das áreas que eles atuam, seja política, cultural, social ou econômica”, relatou Viegas.

Por fim, o governador Teotonio Vilela Filho  enumerou a colaboração dos homenageados por uma Alagoas mais próspera prospectando um futuro melhor para todos. “E a comenda Ordem dos Méritos dos Palmares objetiva reconhecer e valorizar justamente essas pessoas que trabalharam, e ainda trabalham, pela continuidade dos serviços inerentes ao crescimento do Estado e bem-estar do povo”.

A comenda é constituída por 5 graus: grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro. Os nomes dos agraciados são sugeridos pelo Conselho Estadual de Cultura e de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural, mas o governador que faz a escolha final dos homenageados.

Governador Teotonio Vilela Filho, secretário de Cultura Osvaldo Viégas, e os homenageados com a Comenda Ordem do Mérito dos Palmares

Deixe o seu comentário