11/04/2013 12h15

Cooperativa Pindorama reforça convênio com Coomarituba

Após vencer licitação para estruturar perímetro irrigado, planos da Pindorama é manter forte setor agrícola e pecuária leiteira no local

Cooperativa Pindorama aumenta a parceria para fortalecimento do cooperativismo
O Perímetro Irrigado do Marituba, localizado na zona rural de Penedo/AL, foi implantado nos anos 90 às margens do Rio São Francisco, para ser um projeto modelo de aproveitamento dos recursos hídricos à agropecuária ribeirinha. Mais de duas décadas depois, atualmente abrange uma área de 1.801 hectares e abriga 316 lotes de colonos dedicados à cadeia produtiva leiteira.

O trabalho da Cooperativa Pindorama veio a somar após vencer processo licitatório e agora está à frente da estruturação do Perímetro Irrigado. Mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e com seus colonos integrados à Cooperativa dos Produtores do Projeto Marituba (Coomarituba), cabe à Pindorama desenvolver funções desde o início do contrato sob aspectos referentes à parte administrativa, operacional e de manutenção da irrigação.

Do Governo estadual, o perímetro recebe apoio industrial e de maquinário — destaque para o recebimento de três tanques de resfriamento por meio da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) — impulsionando também a já tradicional bovinocultura leiteira. E a Pindorama também participa do processo, adquirindo todo o leite produzido para a fabricação de alguns seus produtos.

Colheita de pimenta

Com sucesso e entusiasmo consolidados, o plantio de pimenta da espécie tabasco, realizada em seis propriedades de colonos do Marituba, reforça o quanto a Pindorama tem investido no desenvolvimento agrícola do local. Para cada lote, são distribuídas 250 mudas e a Cooperativa se responsabiliza também em oferecer assistência técnica por meio de seus colaboradores e também com distribuição de fertilizantes aos agricultores familiares.

E a expectativa de ampliação ainda promete mais. De acordo com a equipe técnica agrícola da cooperativa, estão previstos projetos de inclusão de mais dez lotes para cultivo e liberação de mangueiras de irrigação.

“No momento, os produtores estão em fase de colheita da tabasco, espécie com bastante potencial industrial, visto que sua capacidade de conservação é mais duradoura, podendo ficar armazenada por até dois meses em um recipiente com sal”, explica Paulo Pantoja, coordenador da Codevasf e responsável pelo contrato entre Coomarituba e Pindorama.

Pelos olhos da Codevasf, satisfação é ver o quanto isso garantiu empenho de quem aderiu ao projeto. “O importante é o foco na agricultura familiar em busca de consolidar a estruturação do nosso perímetro irrigado”, completa Pantoja.

 Editais  

Após o contrato estabelecido, a Pindorama também ficou responsável pelo processo seletivo para colaboradores da Coomarituba. O edital mais recente ainda está em andamento para o preenchimento de vagas de gerente administrativo, operador de máquina escavadeira hidráulica de esteira, motorista de caminhão caçamba de 14 ou 16 toneladas e do cargo de prestador de serviços contábeis.

Outro edital recente foi o pregão eletrônico destinado às empresas fornecedoras de óleo diesel comum, óleos lubrificantes e graxa, os quais serão utilizados nos veículos pertencentes à Coomarituba.

TAGS:

Deixe o seu comentário