03/06/2013 10h10

Seminário de Apicultura traz debates sobre a produção de mel e a própolis vermelha no Estado

Evento objetiva reunir apicultores, presidentes de sindicatos rurais e conselhos municipais e representantes de associações

Apicultura promove boa renda para os pequenos agricultores

No próximo dia 06 de junho, será realizado, no município de Japaratinga, o XIII Seminário Alagoano de Apicultura, promovido pelo Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae Alagoas. No evento, que tem o objetivo de debater a importância da apicultura e da própolis vermelha para o desenvolvimento do estado, estarão reunidos apicultores, presidentes de sindicatos rurais e conselhos municipais, representantes de associações de produtores e de diversas entidades do setor apícola, além de palestrantes que tratarão sobre temas relevantes para a apicultura alagoana.

Na oportunidade, os produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura Litoral e Lagoas e do APL Apicultura no Sertão poderão expor seus produtos e trocar informações sobre diversos temas, como a importância da produção própolis vermelha. No ano passado, esse produto recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Indústria (INPI), certificando que a própolis vermelha daquela região é a única no mundo com propriedades específicas e diferenciadas. Esse assunto será abordado em uma das palestras do seminário, pelo apicultor Mário Calheiros e por Cristiane Francisco, consultora credenciada do Sebrae.

Outros temas como “Vivenciando a cooperação e o cooperativismo”, “Conhecendo as abelhas sem ferrão”, “O registro de estabelecimentos e produtos apícolas” e “A produção de pólen como incremento da atividade apícola no litoral de Alagoas” serão apresentados por vários palestrantes, entre eles Ronaldo Santos, diretor presidente da Coopenedo; Bergson Vasconcelos, proprietário da Oficina do Mel; Celso Barros, diretor chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Alagoas (SFA-AL/MAPA) e José Soares Brito, presidente da Federação Apícola de Sergipe.

Segundo Jacqueliny Martins, gestora do APL Apicultura Litoral e Lagoas pelo Sebrae Alagoas, a cadeia produtiva da apicultura no estado vem crescendo, mesmo com a seca que afetou o sertão alagoano nos últimos meses, e o seminário é um momento propício para o fortalecimento do setor. “O seminário promoverá a integração dos apicultores dos dois APL envolvidos, e isso é essencial para o desenvolvimento da apicultura em Alagoas”, afirma a gestora.

O XIII Seminário Alagoano de Apicultura tem como parceiros as Secretarias de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e a Prefeitura Municipal de Japaratinga.

O evento será realizado no Hotel Albacora, das 9h às 13h.

A Apicultura em Alagoas

A Apicultura é uma alternativa de ocupação e renda para o homem do campo que vive no Sertão e no Litoral alagoano, movimentando a economia local desde a década de 80. Já na década de 90, instituições públicas e privadas, como o Sebrae Alagoas, começaram a apoiar o desenvolvimento do setor, que se tornou uma atividade profissional.

Hoje, Alagoas é o único estado no mundo que produz a própolis vermelha com quatro isoflavonóides diferenciados ao mesmo tempo, que é obtida na resina de plantas encontradas no litoral alagoano, com destaque para a Dalbergia Ecastophyllum (rabo-de-bugio), que pode ser utilizada na eleboração de medicamentos, alimentos funcionais e cosméticos.

TAGS:

Deixe o seu comentário