26/02/2023 9h57

Mata Grande: após melhorias, população comemora regularidade no abastecimento de água

Em todos os demais dias, a zona urbana de Mata Grande, assim como os povoados Terra Nova e Santa Cruz do Deserto, recebem água durante 24h.

 

Personal trainer Kel Melo: "Agora temos água em Mata Grande".

A população de Mata Grande já começa a sentir os resultados das primeiras melhorias realizadas pela Águas do Sertão. Considerada uma das regiões de abastecimento crítico de Alagoas, na qual algumas localidades chegavam a passar mais de um mês sem receber água nas torneiras, Mata Grande agora integra um cronograma de abastecimento alternado que prevê mais de 20 dias por mês com água 24 horas na rede.

Além disso, após implantar benfeitorias como a substituição de registros antigos e danificados e a realização de manobras, as equipes técnicas da Águas do Sertão conseguem agora maior controle da vazão na rede, permitindo que a água chegue com mais força às residências. Outro cuidado que tem feito muita diferença é a pesquisa constante de vazamentos, com o objetivo de combater rapidamente esses grandes vilões do desperdício e da despressurização das redes de abastecimento.
A personal trainer Kel Melo é uma das mata-grandenses felizes com a nova rotina. “Antes não éramos informados sobre quando iria ocorrer o abastecimento e, por esse motivo, muitas vezes a gente tinha que comprar água de caminhão-pipa, pagando mais de R$ 100 por 10 mil litros, e controlar atividades como a lavagem de roupas”, conta. “Agora está bem melhor: a água chega constantemente e como em casa tenho um reservatório de 12 mil litros, sempre temos água, assim como os nossos vizinhos”, diz.
Cronograma de abastecimento
De acordo com o cronograma de abastecimento alternado estabelecido para a região em conjunto com a Casal com o objetivo de redistribuir de forma mais equilibrada o menor volume de água disponível no alto verão, o único período do mês de fevereiro em que não ocorreu abastecimento em Mata Grande foi entre os dias 9 e 18 de fevereiro, quando a manobra é direcionada para o município de Canapi. Em todos os demais dias, a zona urbana de Mata Grande, assim como os povoados Terra Nova e Santa Cruz do Deserto, recebem água durante 24h.
“Nos próximos cinco anos, nosso compromisso é fazer com que 100% dos 34 municípios atendidos por nosso contrato de concessão tenham acesso à água de qualidade e com regularidade”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. “Para que essa meta seja alcançada, ainda temos uma grande programação de obras pela frente. Mesmo assim, nossas equipes já estão comprometidas em melhorar, desde já o abastecimento”, completa.
TAGS:

Deixe o seu comentário