01/08/2012 12h43

Senai alerta aprendizes sobre o perigo das drogas

Palestra reuniu 57 jovens alunos dos cursos dee Aprendizagem Industrial de diversas áreas

Jovens assistem palestra no auditório da Casa da Indústria
Assessoria/Fiea
A Unidade Curricular de Projetos Integradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas promoveu, nesta quarta-feira, 1° de agosto, uma palestra com o bacharelando em Psicologia Hamilton Júnior, integrante da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) e responsável por núcleos de recuperação de dependentes químicos que resgatam cerca de 1.200 pessoas, gratuitamente, com o apoio do governo estadual.
O encontro com 57 jovens alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial nas áreas de eletricista, auxiliar administrativo, mecânico de manutenção de máquinas e pedreiro de edificações foi realizado no auditório do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, no bairro do Poço. A atividade é uma das ações da Unidade Curricular criada este ano para trabalhar junto aos alunos, durante o ano letivo, temáticas nas áreas de gestão e trabalho, saúde e trabalho e inovação e trabalho.
“A palestra de hoje tem como objetivo a prevenção, e é muito importante porque levamos esclarecimentos a um público formado em sua totalidade por adolescentes. Esperamos que, a partir do exemplo de vida do palestrante, os que porventura façam uso de entorpecentes se sintam estimulados a deixá-los e aqueles que não tiveram contato com as drogas vejam como elas são destrutivas e rejeitem o vício”, explicou a instrutora de Gestão Marília Costa.
Foi após uma fuga da polícia em que foram disparados 100 tiros contra ele, enquanto escapava pela Lagoa Mundaú, que Hamilton Júnior foi estimulado pela mãe a procurar um retiro espiritual. Lá, entre a resistência e a reflexão, decidiu largar as drogas, que consumia desde a infância. Hoje, há 13 anos afastado dos entorpecentes e prestes a se formar em Psicologia, Hamilton se dedica a ajudar quem quer se libertar.
Ele admite que a luta não é fácil, porém, com força de vontade, a batalha pode ser vencida. “Quando sabem que estou há mais de uma década sem usar drogas, as pessoas dizem que eu já venci a luta, mas não é tão simples. Sei que, se parar de procurar a cura e a libertação todos os dias, eu posso cair”, relatou.
A lição de vida do futuro psicólogo foi muito “proveitosa” para os estudantes. Quem afirma é Adrielly Tereza, 17 anos, da turma de aprendiz de auxiliar administrativo. “Os jovens muitas vezes buscam refúgios e aqui vi como as drogas são destrutivas. A palestra foi boa para incentivar-nos e evitar o uso dessas substâncias e para mostrar que, quem já está no vício pode abandoná-lo, crescer e continuar a sua vida”, destacou.

Deixe o seu comentário