29/05/2018 22h07

Preenchimento do Censo Escolar 2018 tem início nesta quarta-feira

Período para coleta, digitação e exportação dos dados vai até 31 de julho, no site educacenso.inep.gov.br

Nesta primeira etapa, escolas devem informar dados de matrículas dos alunos

Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro, o Censo Escolar estará disponível a partir desta quarta-feira (30) para a coleta, digitação e exportação dos dados 2018, por meio do site educacenso.inep.gov.br. Escolas públicas, privadas e filantrópicas de todo o país devem lançar seus dados.

Esta primeira etapa, sob a responsabilidade dos gestores ou responsáveis pela escola, e dos gestores das redes de ensino, consiste no preenchimento da matrícula inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

Após a divulgação dos dados preliminares no Diário Oficial da União (DOU), o sistema Educacenso será reaberto por mais 30 dias, para conferência e correção das informações prestadas. A previsão é que esse período ocorra durante o mês de setembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Treinamento

Ratificando a importância da participação de todas as escolas no preenchimento do Educacenso, o coordenador estadual do Educacenso em Alagoas, Ademir Oliveira, informa que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio das Gerências Regionais de Educação (Geres), oferece treinamentos acerca do procedimento.

“Teremos encontro de treinamentos nas Geres. Encaminharemos todo o material para que socializem com as escolas da rede estadual, as Semeds (Secretarias Municipais de Educação) e escolas privadas”, adianta Ademir.

Para mais informações sobre o Educacenso 2018, as escolas podem entrar em contato com a Seduc pelo e-mail estatisticaeavaliacao@educ.al.gov.br ou pelos telefones 3315-1264/1265.

Deixe o seu comentário