17/10/2017 10h05

Fapeal leva cases em inovação à 8ª Feira do Empreendedor

Fundação apresentará as empresas selecionadas no edital Tecnova Alagoas, que lançou R$ 8 milhões para o setor de inovação tecnológica em Alagoas

 

Evento tem tornado-se alternativa para empreender novos negócios

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) estará presente este ano na Feira do Empreendedor, a maior exposição sobre empreendedorismo e negócios locais. O evento encontra-se em sua 8ª edição.

Articulada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Alagoas, a Feira possibilita relacionamentos diretos de aproximação entre os personagens do empreendedorismo, como patrocinadores, empresas e serviços, que irão expor seus produtos a uma gama maior de interessados, na ocasião.

Além do empreendedorismo privado, o público também vai poder conhecer a parceria enérgica do Governo de Alagoas com o setor, através de uma amostra de serviços e ações estaduais que reforçam o desenvolvimento alagoano. Seis instituições do executivo estadual estarão reunidas num estande, que abrigará uma programação diversificada de trabalhos pertinentes às áreas de inovação e tecnologia.

Apoiando esta ação, a Fapeal colocará em evidência o edital Tecnova Alagoas. Até agora, esta tem sido a principal iniciativa de apoio à inovação operacionalizada pela Fap, em parceria com Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), de âmbito federal.

Para se ter uma noção dos investimentos feitos na área, o edital de 2014 disponibilizava R$ 8 milhões. Foram selecionadas 13 empresas e alguns projetos continuarão a ser executados até dezembro de 2018.

Estas organizações beneficiadas estão incorporando em seu modelo de negócios as tendências globais no mercado de inovação. Itens como sustentabilidade, responsabilidade social, viabilidade ecológica, geração de patentes e responsividade estão entre os requisitos perseguidos e atendidos na maioria dos projetos apresentados. Elas também são igualmente responsáveis por canalizar uma ponte entre o conhecimento acadêmico já que, foram gastos 56 mil reais em bolsas para pesquisadores no âmbito do Tecnova alagoano.

As áreas englobadas pelo programa são correspondentes às competências locais, que atualmente representam os setores como Agronegócio, Tecnologia da Informação (TIC), Cadeia da Construção, Química e Plástico, Petróleo e Gás. Fomentar a inovação empresarial também integra o planejamento de atuação da Fapeal, que abre seu escopo a diversos segmentos de interação entre pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Neste sentido, a Fundação disponibilizará no evento a presença de algumas das organizações beneficiadas pelo edital. O momento ofertará informações sobre as políticas do Tecnova, assim como dos serviços e produtos ofertados pelas empresas selecionadas.

A Innovate será uma das instituições que estará na programação do estande. O seu trabalho volta-se à criação de games numa plataforma interativa de educação digital.

Suas inciativas foram reconhecidas nacionalmente quando, em 2016, a empresa conquistou o V Prêmio do Congresso Brasileiro de Informática e Educação (CBIE), devido às atividades focadas na evolução do processo de aprendizagem. Um de seus diretores executivos, Francisco Vital, argumentou que expor estas junto à Fapeal, na Feira, contribui similarmente para a região.

“Trata-se de um evento de importância nacional, onde divulgamos um projeto de inovação e de êxito no Estado. Divulgar o trabalho executado e os prêmios que conseguimos alcançar é uma forma de dar destaque para Alagoas”, frisa o diretor.

A Fapeal pretende exibir estes cases exitosos durante toda a programação da Feira, mostrando a relevância da atividade exercida com subsídios do Governo de Alagoas, numa cooperação Federal.

A fundação vai se colocar no estande do Governo de Alagoas, num time que inclui: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca, Pecuária e Aquicultura (Seagri), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz).

A 8ª edição da Feira do Empreendedor começará na próxima quarta (18) e tem programações previstas das 14 às 22 horas, até o dia 21 de novembro.

Durante toda a programação da Feira do Empreendedor, a Fapeal disponibilizará seus colaboradores e ao menos um componente da assessoria de comunicação para recepcionar inscritos, imprensa e interessados no seu espaço no estande do Governo de Alagoas. As empresas convidadas estarão presentes no mesmo espaço, em diversos dias e horários.

TAGS:

Deixe o seu comentário