07/08/2013 9h16

Rui e Teo conseguem compromisso da União para duplicação da Via Expressa e construção do VLT

Governador Teo Vilela e prefeito Rui Palmeira conseguem apoio do Governo Federal para liberação de recursos para Via Expressa e construção do VLT A mobilidade urbana, umas das prioridades da gestão Rui Palmeira, foi uma das pautas da viagem do prefeito de Maceió a Brasília, nesta terça-feira, 6. Mais conhecida como Via Expressa, o trecho [...]

Governador Teo Vilela e prefeito Rui Palmeira conseguem apoio do Governo Federal para liberação de recursos para Via Expressa e construção do VLT

A mobilidade urbana, umas das prioridades da gestão Rui Palmeira, foi uma das pautas da viagem do prefeito de Maceió a Brasília, nesta terça-feira, 6. Mais conhecida como Via Expressa, o trecho da BR-136 que corta o estado de Alagoas chegando até a capital,  é o principal eixo de Mobilidade Urbana Sustentável da região, mas há muito perdeu sua fluidez, sendo um dos entraves no trânsito da capital.

A solução para este e outros problemas da mobilidade urbana da cidade poderá vir de um conjunto de obras para as quais o prefeito de Maceió conseguiu dar um passo importante na viagem a Brasília, onde participou de audiência com o ministro dos Transportes, César Borges. As propostas debatidas incluem a duplicação da Via Expressa, corredores exclusivos para o transporte público, viadutos, ciclovias e melhorias no Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, que ajudarão a desafogar o trânsito da capital.  O ministro demonstrou total apoio a municipalização do trecho.

Durante a reunião, foi solicitado, oficialmente, que as obras na Via Expressa passem a ser administradas pelo município, em conjunto com o estado de Alagoas, e não mais pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT. Para o governador alagoano, Teotônio Vilela Filho, que também participou da audiência, é preciso soluções imediatas para a melhoria do trecho rodoviário. “A área reúne caraterísticas urbanas e já conta com um projeto avançado de iniciativa da prefeitura de Maceió, só faltam agora as providências jurídicas para essa delegação”, afirmou o governador.

 

Deixe o seu comentário