30/08/2013 8h53

Empresários debatem economia solidária na Fiea

A palestra foi dirigida aos gestores de sindicatos patronais, que contam com o apoio da Fiea e da CNI, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA)

Empresários ouvem atentamente os benefícios da economia solidária
Durante a reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) realizada na última quinta-feira, dia 29, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, o setor produtivo alagoano participou de um debate sobre a economia solidária e as ações de governo para desenvolvê-la.
O presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, convidou o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira, para o encontro com o empresariado, onde foram apresentados dois convênios firmados entre o Estado e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nessa área.
“Somos favoráveis a qualquer atividade que gere emprego, renda e que contribua para reduzir as desigualdades sociais”, acrescentou José Carlos Lyra. Durante a reunião na Federação das Indústrias, o secretário Alberto Sextafeira disse que, em breve, o governador Teotonio Vilela Filho deve sancionar uma lei que estabelece o marco legal da economia solidária no estado. “Nós vamos ainda criar um conselho estadual”, afirmou.
O coordenador de Economia Solidária e Inclusão Produtiva da Secretaria, Eugênio Dantas, iniciou a palestra com o projeto Cata Mais. Orçada em R$ 7 milhões, a iniciativa visa a fortalecer as cooperativas de catadores de material reciclável da Região Metropolitana de Maceió (RMM), por meio da melhora na infraestrutura, aquisição de equipamentos e capacitação para a autogestão. A duração é de dois anos e o objetivo é beneficiar 2.800 pessoas.
O segundo projeto, de nome “Produzir Juntos”, visa ao apoio e fomento a empreendimentos econômicos solidários. Para isso, são destinados R$ 3 milhões com o objetivo de beneficiar 1.470 pessoas nos territórios do Sertão, RMM, Agreste e Vales do Paraíba e Mundaú, com geração de emprego e renda de maneira sustentável. As atividades contempladas serão nas áreas de Artesanato, Produção de Alimentos, Confecções, Reciclagem, Arte e Cultura.
Desenvolvimento organizacional - Durante a reunião dos empresários, o especialista em desenvolvimento associativo da consultoria Interativa, Reyes Marinho, falou sobre a importância do planejamento e desenvolvimento organizacional. A palestra foi dirigida aos gestores de sindicatos patronais, que contam com o apoio da Fiea e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), para se tornarem mais fortes.
O objetivo do programa, que oferece consultoria aos sindicatos empresariais, é fortalecer as entidades por meio da sustentabilidade, representatividade e linhas de atuação. Os empresários interessados em implantar as ações em seus sindicatos devem procurar a Unidade Sindical da Fiea.

Deixe o seu comentário