14/06/2014 11h32

Economia solidária muda vida de mulheres alagoanas e gera renda

Grupo Esperança, no Vergel do Lago, é uma das equipes que estão tendo a vida transformada com a metodologia implantada pelo programa

Cerca de 12 artesãs discutem assuntos que envolvem a produção e a comercialização de seus produtos


Victor Brasil/Secom

Com base associativista e cooperativista, a economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de renda centrada na valorização do ser humano de modo autogerido. Este modo de produção tem crescido de maneira muito rápida no mundo e no Brasil. Em Alagoas, um exemplo deste processo está nos grupos formados através do Programa Alagoas Cidadã.

O grupo Esperança, composto por mulheres artesãs do bairro do Vergel do Lago, em Maceió, é uma das equipes que estão tendo a vida transformada com a metodologia implantada pelo programa. Para a artesã Mônica Torjal, a sua entrada para o Alagoas Cidadã foi um marco positivo. “Hoje estou muito mais organizada e estruturada, com minha própria renda e sem depender exclusivamente do meu marido. Isso me trouxe autoestima, e aconteceu logo após um período em que quase entrei em depressão”, afirmou.

Durante as reuniões do grupo Esperança, cerca de 12 artesãs discutem assuntos que envolvem a produção e a comercialização de seus produtos. Juntas, já participaram de diversas feiras e exposições em eventos locais e nacionais. “Jamais teríamos estas oportunidades se não estivéssemos trabalhando em conjunto, dividindo os problemas e poupando recursos para quando necessário”, destacou Mônica.

Como resultado do programa, até 2013 foram formados mais de 500 grupos Golds, que participaram de mais de 2 mil capacitações e treinamentos em 23 municípios alagoanos, com 752 negócios gerados.

 

Alagoas Cidadã

Executado pela Desenvolve – Agência de Fomento do Governo de Alagoas, em parceria com a ONG Visão Mundial, o programa Alagoas Cidadã vem estimulando a cidadania, a educação financeira e o empreendedorismo como forma de inclusão sócio-produtiva de forma sustentável para grupos de baixa renda em regiões com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, o objetivo do programa é reduzir os índices de pobreza no Estado de Alagoas, além de retomar a autoestima dos cidadãos através da inclusão deles no âmbito socioeconômico. “O Alagoas Cidadã foi uma proposta que deu certo e desde então vem, juntamente com outros projetos de políticas públicas, somando ações que beneficiam as comunidades de baixa renda do nosso estado”, afirmou.

 

Metodologia indiana


O programa utiliza, principalmente, a metodologia de Grupos de Oportunidades Locais e Desenvolvimento, os chamados Golds. O processo, fruto de uma metodologia do sul da Índia, consiste na reunião semanal de grupos de 10 a 20 pessoas da mesma rua ou do mesmo bairro, que discutem os problemas e dificuldades locais para levantar soluções por meio da solidariedade.

 

“Os empreendedores se fortalecem e percebem que, juntos, podem realizar melhor as mudanças necessárias para o desenvolvimento. O trabalho ainda estimula o hábito de poupar em grupo, sendo um recurso de organização e de planejamento de longo prazo, além de estimular o uso de serviços bancários”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão.

 

Para a artesã Monica Torjal, após a adesão desta metodologia, o grupo de mulheres passou a ter esperança em novos dias. “O nome do nosso grupo agora faz sentido com o que nós esperamos. Temos certeza e muita esperança que nossas vidas irão mudar ainda mais, e para melhor”, declarou emocionada.

registrado em: 

Deixe o seu comentário