06/05/2014 10h02

Faeal sedia reunião do consórcio de combate a Helicoverpa Armígera

Arapiraca irá sediar seminário no próximo dia 22 envolvendo inúmeras instituições ligados à agropecuária

Agrônomos e técnicos debatem sobre soluções para combate à praga da lagarta

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) sediou mais uma reunião do consórcio formado para combater a ocorrência da Helicoverpa Armígera. O encontro que aconteceu na última segunda-feira, 5, na sede da Federação, no bairro do Jaraguá, contou com a presença de representantes da Faeal, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional em Alagoas (Senar-AR/AL), Embrapa, Mapa, Seagri, Adeal, Emater e Fetag/AL, entidades que formam o consórcio e responsáveis pela elaboração do plano de supressão da Helicoverpa.

Durante a reunião que contou ainda com a presença do engenheiro agrônomo da Asplana, José Bartolomeu, o grupo técnico realizou uma revisão das ações que estão sendo realizadas para o melhoramento do plano de supressão. Além disso, foram apresentados os laudos que confirmaram a ocorrência da praga em Coruripe e foi pautada a urgência refrente as compras de armadilhas para dar seguimento às ações do plano.

Segundo Luana Torres, engenheira agrônoma do Senar/AL, foi realizada uma revisão no orçamento e espera-se que ela seja aprovada nesta quarta-feira para que os recursos sejam liberados o mais depressa possível.

SEMINÁRIO

Durante a reunião desta segunda-feira, foi definido que na próxima quinta-feira, 8, será realizada uma reunião do grupo técnico para definir os temas, convidados e palestrantes do seminário que será realizado no dia 22 deste mês, em Arapiraca.

O Seminário será realizado no dia 22 de maio, em local a definir pelo consórcio. Já está definido que a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) apresentará alguns tópicos discutidos na Caravana Embrapa, que aconteceu no mês de março em Arapiraca. Além disso, a Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária em Alagoas (Adeal) fará uma breve demonstração da praga, como identificá-la e seus efeitos maléficos à produção rural. Também foi incluída na programação do seminário, uma palestra sobre o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e oficinas sobre o segmento.

TAGS:

Deixe o seu comentário